Novo SUV da Renault roda em testes e terá visual exclusivo no Brasil
Crossover terá visual evoluído em relação ao Stepway europeu e motor 1.0 turbo
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
A Renault está em fase final de testes do seu novo SUV compacto. A novidade que irá concorrer com o Fiat Pulse, Volkswagen Nivus entre outros modelos compactos já foi flagradas algumas vezes nos arredores de Curitiba, próximo à fábrica da Renault no Paraná. O R7-Autos Carros traz informações exclusivas a respeito da novidade que chega em 2023 ao mercado brasileiro.
Novo Sandero Stepway: será que vem para o Brasil? Veja o vídeo!
O mais importante a saber é que o futuro SUV compacto não terá esse visual do Dacia Stepway, conforme apuramos durante a cobertura do Salão de Paris. Executivos da marca afirmam categoricamente: “a Renault será menos Dacia e mais Renault no Brasil”. Assim, o portfólio da marca irá diminuir no país o que já vem acontecendo a partir deste ano.
Olhando para o veículo em teste se notam dois detalhes: o escapamento deslocado para baixo e as rodas que parecem muito grandes para o carro mostram que se trata de uma “mula”. Ou seja: a Renault está usando uma estrutura ou carroceria para testar um produto diferente do que vemos.
A Renault irá produzir esse novo carro sob a plataforma CMF-B. Fruto de um investimento de R$ 2 bilhões no complexo industrial de São José dos Pinhais (PR), o futuro veículo terá o motor 1.0 turbo conforme o anúncio da marca feito em junho deste ano por José Vicente de los Mozos, EVP Industrial Renault Group.
Apesar da nova arquitetura e motor turbinado, a Renault não deve abandonar totalmente o visual do Dacia Stepway. Projeções do site Kolesa.RU mostram que o Stepway europeu irá inspirar o novo SUV com visual mais fluido e parecido com os novos modelos da Renault.
E tem mais. O motor 1.0 turbo terá em torno de 100 cv e 16,3 kgfm, mas deve ficar um pouco acima para a calibração flexível. Este motor também tem chance de iniciar uma primeira fase de eletrificação na linha dos compactos da Renault. Em Paris, no estande da Dacia, a marca apresentou o motor turbo TCE híbrido de quatro cilindros com sistema híbrido leve que desenvolve 140cv. Mas essa novidade deve ficar para o SUV que a marca irá lançar por aqui em 2024.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.