Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Polestar fecha última física na China e vai focar em vendas online

Linha do grupo Geely vem perdendo força na China nos últimos anos

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
Polestar fecha última física na China e vai focar em vendas online Polestar/Divulgação

A Polestar anunciou o encerramento de sua última loja de vendas diretas na China, localizada no L+Plaza, em Qiantan, Xangai. Segundo informações do site Auto-Home, o fechamento faz parte de uma reestruturação estratégica do modelo de negócios da marca no país. Com vendas em queda a Polestar vem perdendo o foco do grupo Geely que hoje prioriza outras divisões no mercado como as marcas Lynk&Co, Zerkr e a própria Geely.

Polestar fecha última física na China e vai focar em vendas online Polestar/Divulgação

A empresa afirmou que as demais operações na China, assim como os direitos dos clientes, continuam inalterados. A partir de agora, as vendas no mercado chinês passam a ser realizadas majoritariamente por meio de canais online.


Em junho deste ano, a Polestar recebeu um aporte de 200 milhões de dólares da PSD Investment, empresa parcialmente controlada por Li Shufu, fundador do grupo Geely Holding. O investimento foi feito via operação de PIPE (Private Investment in Public Equity), por meio da qual a Polestar emitiu cerca de 190,5 milhões de novas ações Classe A (ADS) a 1,05 dólar por unidade. Após a transação, Li Shufu passou a deter cerca de 66% de participação na Polestar, somando as ações da PSD Investment e da subsidiária sueca da Geely. Para manter o poder de voto abaixo de 50%, a PSD Investment converterá 20 milhões de ações Classe B em Classe A.


Polestar fecha última física na China e vai focar em vendas online Polestar/Divulgação

Atualmente, a Polestar tem valor de mercado estimado em 21,7 bilhões de yuans (aproximadamente 3,08 bilhões de dólares ou R$ 16 bilhões em valores convertidos), enquanto o endividamento total chega a 51,2 bilhões de yuans (cerca de 7,25 bilhões de dólares ou R$ 38,8 bilhões).


Durante o Salão de Munique 2025, a marca apresentou o Polestar 5, um novo GT elétrico de quatro portas construído sobre uma plataforma modular de alumínio desenvolvida no centro de testes da Polestar em Mira, no Reino Unido. O Polestar 5 utiliza dois motores elétricos que somam 650 kW (884 cv) e 900 Nm de torque, acelera de 0 a 96 km/h em menos de três segundos e tem autonomia de 480 km no ciclo WLTC. O sistema de recarga rápida permite recuperar cerca de 160 km de alcance em cinco minutos.

Polestar fecha última física na China e vai focar em vendas online Polestar/Divulgação

Na China, a Polestar mantém três modelos em oferta — Polestar 2, Polestar 3 e Polestar 4 — com preços entre 299.800 e 798.000 yuans (aproximadamente 42.600 a 113.400 dólares). Em 2024, a marca vendeu cerca de 44.900 veículos em todo o mundo, número 15% inferior ao registrado no ano anterior.


A operação da Polestar na China seguirá concentrada no comércio digital mas esse é um reflexo das vendas em baixa com a migração do consumidor para marcas que tenham mais identificação com o público chinês.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.