Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Fábrica da Toyota atingida por temporal em SP pode voltar ao normal só em 2026

Unidade de motores em Porto Feliz (SP) foi atingida por uma forte tempestade

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
Toyota suspende produção no Brasil após danos causados por ventos fortes

Após uma tempestade com ventos de até 90 km/h que destruiu o telhado da unidade de motores da Toyota, localizada na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, a produção foi suspensa até uma avaliação mais detida dos estragos.

Agora, o Sindicato dos Metalúrgicos divulga informações sobre os próximos passos. A expectativa é que a fábrica só volte a funcionar normalmente no ano que vem.


A produção ficará suspensa até que uma extensa análise seja feita. O vendaval arrancou o telhado do galpão onde 800 pessoas, de um total de 4500 funcionários, trabalhavam.

O Sindicato diz que “as propostas (da Toyota) serão apresentadas a partir de hoje, para votação nos próximos dias e, assim que aprovadas, serão aplicadas de forma emergencial.”


Com a interrupção da fábrica de motores, a produção do Corolla e Corolla Cross também foi suspensa, bem como a exportação de motores para a linha Yaris, que segue sendo feita na Argentina. Segundo o sindicato, “alternativas” para o fornecimento de motores está em estudo.


A Toyota enviou um comunicado ao R7-Autos Carros:

Comunicado à imprensa – Atualização sobre as operações da Toyota do Brasil


A Toyota informa que, felizmente, encontram-se bem todos os seus colaboradores e prestadores de serviço afetados pelas fortes chuvas e ventos que danificaram severamente a estrutura da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), na última segunda-feira (22/09), e que segue cuidando das pessoas de forma ativa.

Ainda nesse sentido, a companhia aproveita a oportunidade para agradecer as várias manifestações de solidariedade recebidas de fornecedores, concessionários, governo, fabricantes e clientes. Também manifesta sua solidariedade a todas as pessoas que vivenciaram esse episódio sem precedentes.

No que tange à Planta de Porto Feliz em si, o levantamento de danos prossegue com bastante cuidado, a fim de permitir o desenvolvimento dos respectivos planos de reparo, mantendo a segurança das pessoas como a maior prioridade.

Em uma primeira análise, a retomada da planta de motores deverá levar meses e, considerando essa situação, a empresa está buscando alternativas de fornecimento de motores junto a unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção de veículos nas plantas de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP).

Por esse motivo, no dia de ontem a Toyota iniciou tratativas com os sindicatos em busca de alternativas que visem à manutenção dos empregos dos colaboradores das três unidades produtivas. As propostas serão apresentadas a partir de hoje, para votação nos próximos dias e, assim que aprovadas, serão aplicadas de forma emergencial.

Mesmo diante desse cenário desafiador, a Toyota do Brasil segue confiante na superação de todos os obstáculos para uma rápida recuperação de suas atividades de produção de motores e veículos no país.

Imagens impressionantes

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os ventos fortes arrancando a estrutura de telhado metálico. Partes do galpão voaram pelo complexo onde são produzidos veículos como Corolla, Corolla Cross e também o Yaris que está em processo de substituição pelo Yaris Cross.

Toyota Fábrica Toyota/Divulgação

Imagens em vídeo mostram funcionários da fábrica da Toyota deixando o local após a destruição. A fábrica onde são produzidos os motores ficou alagada e parcialmente destruída.

Toyota Yaris Cross Toyota/Divulgação

A Toyota ainda não divulgou nenhum comunicado a respeito da extensão dos estragos causados pela tempestade. A empresa também não confirmou quantos feridos nem como as chuvas devem afetar a produção de veículos.

Jornal de Brasília

A Toyota está prestes a lançar mais um modelo no mercado, o SUV compacto Yaris Cross. A unidade de Porto Feliz passa por um processo de investimentos de R$ 11 bilhões em suas unidades para dobrar a capacidade de produção de 200.000 para 400.000 unidades por ano.

Veja como ficou a fábrica de motores da Toyota dois dias após o vendaval. Yaris Cross ADIADO! VEJA O VÍDEO!

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.