"Renegade elétrico" é revelado ao público em Paris e terá versão 4x4
Jeep tem presença marcante no evento de Paris mas por enquanto estreia no Brasil não é cogitada
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
A Stellantis usou o Salão de Paris para marcar posição por meio da DS, divisão de luxo da Citroën, da Peugeot e também da Jeep. Mas a estreia mais importante das marcas do grupo é o crossover Avenger, considerado como o “Renegade elétrico” que estreia no mercado europeu em 2023 e ainda não deve dar as caras por aqui.
Isso porque o Avenger deve estrear na Europa em 2023 já como modelo 2024 e já foi confirmado para os Estados Unidos mas só no ano posterior. Assim, o novo produto da Jeep vai demorar a chegar aqui se isso de fato acontecer.
O Avenger é um crossover compacto fabricado sob a plataforma STLA (siga para Stellantis’s STLA Small platform, uma evolução da CMP plataforma usada no Peugeot e-2008 e Vauxhall Mokka.
Ele tem motor 100% elétrico com 156 cv e 26,5 kgfm com autonomia próxima dos 400km mas se for usado na cidade chega a ter 540km de autonomia. Esse conjunto de 17 módulos e 102 células pode ser carregado de 20 a 80% de capacidade em 24 minutos nos sistemas de carga de alta velocidade com 100kW.
Mais baixo e mais curto do que o Renegade atual o Avenger tem mesmo o porte do e-2008 da Peugeot: 4,08m de comprimento. Conta com porta-malas de 480 litros e um espaço de porta objetos dianteiro.
O visual mostra evoluções em relação ao Renegade e a linha Jeep atual incorporando o logo das sete barras com um conjunto mais uniforme e “limpo”, caixas de rodas e reforços de pára-choque preto, teto mais baixo e um interior mais fluido.
Justamente na parte interna há mais elementos “peugeot” como o acabamento plástico com o mesmo toque dos produtos da marca francesa. Dividido em duas partes,no painel tem um largo aplique central que concentra as saídas de ar. Tem displays de 7 e 10,2” polegadas onde une multimídia e também os instrumentos do carro.
Edição de lançamento
Em novembro a Jeep vai iniciar a pré-venda de edição de lançamento do Avenger. Ela terá exclusiva tração 4x4 embora a marca não tenha revelado nenhum dado técnico a respeito do conjunto.
O novo carro trará na versão off road rodas aro 18 e o sistema 4x4 Concept. Terá seis modos de condução (normal, Eco, Sport, Snow, mud e Sand) além de controle de descida, 20cm de altura do solo e 20 graus de ângulo de entrada e 32 de saída, faróis em Led, vidros escurecidos, pintura em dois tons, câmeras dianteiras e traseiras e aquecimento de retrovisores.
A Jeep deve equipar o Avenger com um segundo motor no eixo traseiro mas não revelou ainda mais dados técnicos sobre a novidade.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.