Stellantis e Saft anunciam testes do Peugeot E-3008 com bateria mais eficiente
Entre os benefícios já medidos nos testes estão até 10% de melhoria em eficiência energética
A Stellantis, em parceria com a Saft, subsidiária da TotalEnergies, começou a testar em estrada um protótipo do Peugeot E-3008 equipado com o sistema de bateria IBIS (Intelligent Battery Integrated System). As baterias dos próximos carros do grupo Stellantis prometem tempo reduzido de carga, redução de peso de 40kg e maior eficiência.
A tecnologia da Stellantis integra o inversor e o carregador diretamente na bateria, reduzindo componentes e prometendo ganhos relevantes em eficiência, potência e tempo de recarga.
Desenvolvido sobre a plataforma STLA Medium, o projeto é fruto de pesquisas da Stellantis e da Saft em colaboração com empresas como E2-CAD e Sherpa Engineering, além de instituições francesas como CNRS, Université Paris-Saclay e Institut Lafayette. Antes de chegar ao veículo, uma versão estacionária já vinha sendo utilizada desde 2022, servindo como base para validações técnicas e registro de patentes.
Entre os benefícios já medidos nos testes estão até 10% de melhoria em eficiência energética, 15% a mais de potência, redução de 40 kg no peso total e ganho de 17 litros em espaço interno. O sistema também diminui em até 15% o tempo de recarga, consome menos energia e ainda simplifica a manutenção. Outra vantagem é a possibilidade de reaproveitamento das baterias em aplicações fixas após o uso automotivo.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













