Teste exclusivo com o Bao 5: o futuro dos SUVs off road
Testamos com exclusividade o futuro Bao 5 com motor híbrido de quase 700cv
A BYD levou ao Festival de Interlagos o futuro lançamento Bao 5, da divisão de SUVs com habilidade off road. Baseado na plataforma DMO (Dual Mode Off Road) usada na Shark, o Bao é um produto de sucesso na China. Embora a BYD não confirme, certamente o Bao 5 chegará ao país em breve.
O R7-Autos Carros fez um teste no circuito off road montado dentro do Festival Interlagos, que aconteceu neste final de semana em São Paulo.
A Feng Chang Bao é uma divisão da BYD e tem visual parrudo que parece similar ao do Land Rover Defender e segue a tendência neo retrô com seu grande porte.
O Bao 5 tem motor 1.5 turbo a gasolina de 197cv, que alimenta dois motores elétricos que somam 686cv e 78kgfm de torque com 0-100km/h em apenas 4,8s. O sistema Dual-Mode Off-Road (DMO), que combina os dois motores elétricos, é o mesmo da picape Shark que conhecemos no México.
Segundo a fabricante, a autonomia do Bao 5 é de 125km apenas usando as baterias, enquanto o consumo médio é de 12,8km/l, considerando que o Bao 5 tem quase 700cv e tração 4X4.
O Bao 5 tem 4,89m de comprimento e 2,80m de entre-eixos, com suspensão Disus-P, que oferece ângulos de ataque e saída de 35 e 32 graus, respectivamente.
No primeiro contato que tivemos com o carro fica a boa impressão pela qualidade de montagem e as três telas internas de alta resolução. É possível customizar a suspensão do Bao 5 com controles de modos de condução, travamento dos eixos dianteiros ou traseiro, modos “neve”, “areia”, “rocha” e até nivelamento de suspensão e transposição de alagamentos a até 75cm de altura.
Além de pacote ADAS, o Bao 5 tem recursos interessantes como retrovisor por câmera, refrigerador ou aquecedor de alimentos no console central e carregador duplo de celular sem fio para citar alguns itens. No entanto, nem todos podem vir ao Brasil. A terceira tela dianteira voltada ao passageiro é item vetado por aqui segundo a legislação.
Ao seguir pelo trecho off road fica evidente a capacidade de tração do Bao. Em um terreno acidentado montado dentro do autódromo, o Bao passou em inclinações de até 48°, mostrou habilidades com diferencial travado para enviar força ao eixo apoiado no solo e também controles de subida e descida.
Mesmo não sendo uma versão final, sabemos que a BYD não costuma customizar seus veículos conforme o mercado. Assim, devemos ter o Bao 5 presente por aqui para ampliar a concorrência com SUVs grandes com tração 4x4 na faixa dos R$ 500 mil.
Bao 5 é o futuro SUV 4x4 da BYD que você também poderá pilotar aqui em Interlagos: quase 700cv de potência com 3 motores sendo um a gasolina e outros 2 elétricos. VEJA O VÍDEO!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.