Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Teste: Spark EUV quer ser SUV barato contra Dolphin e EX2 no segmento elétrico

Modelo mede cerca de 4 metros de comprimento e tem motorização de até 101 cv

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
Spark mede cerca de 4 metros de comprimento Marcos Camargo Jr. 15.02.2026

A Chevrolet entrou de forma mais direta na disputa pelo segmento de elétricos compactos no Brasil com o Chevrolet Spark EUV. Depois de apostar nos caros Equinox e Blazer com motor elétrico e alto desempenho, o modelo compacto chega ao país por R$ 169,9 mil com uma proposta clara: ser um elétrico urbano racional, mas com visual de SUV compacto.

Chevrolet Spark tem visual quadrado Marcos Camargo Jr. 15.02.2026

O visual é o clássico do gosto brasileiro: SUV com dimensões compactas e perfil aventureiro. O Spark é feito na China em parceria com a SAIC-Wuling chegando para responder ao BYD Dolphin, Geely EX2 e GWM Ora, cada um com estratégias distintas em preço, autonomia e posicionamento.


Visual robusto como principal diferencial

Enquanto boa parte dos elétricos compactos aposta em linhas aerodinâmicas e perfil baixo, o Spark EUV segue outro caminho. A carroceria mais alta, o desenho quadrado e os volumes bem marcados remetem a modelos como Jeep Renegade e Ford Bronco, ainda que o uso seja claramente urbano.

Chevrolet Spark tem 1,76 m de largura e 1,73 m de altura Marcos Camargo Jr. 15.02.2026

A dianteira adota assinatura em LED com quatro elementos visuais bem definidos, para-choque com desenho robusto e câmeras integradas ao sistema 360°. Nas laterais, caixas de roda evidentes, rodas escurecidas e rack de teto reforçam a identidade de mini SUV. Na traseira, a abertura lateral do porta-malas chama atenção e ajuda a diferenciar o modelo em um segmento bastante homogêneo.


Interior funcional, com concessões

Por dentro, o Spark EUV segue o padrão dos elétricos chineses mais recentes, com layout minimalista e duas telas digitais — uma para o quadro de instrumentos e outra para a multimídia. As informações são claras e bem organizadas, com destaque para dados de autonomia, regeneração e consumo.

Chevrolet Spark tem amplas telas Marcos Camargo Jr. 15.02.2026

A Chevrolet optou por manter botões físicos para o ar-condicionado, o que facilita o uso no dia a dia. O acabamento é correto para a categoria, com boa montagem e materiais compatíveis com a proposta. Em contrapartida, o sistema multimídia oferece Apple CarPlay e Android Auto apenas com fio, e o modelo não conta com o serviço OnStar, comum em outros produtos da marca.


Chevrolet Spark é produzido na China Marcos Camargo Jr. 15.02.2026

Dimensões compactas e bom aproveitamento de espaço

Apesar da aparência robusta, o Spark EUV é compacto. Mede cerca de 4 metros de comprimento, tem entre-eixos próximo de 2,55 metros, 1,76 m de largura e 1,73 m de altura. O desenho mais vertical favorece o aproveitamento interno, com bom espaço para pernas e cabeça, especialmente para um carro urbano.

Chevrolet Spark tem entre-eixos próximo de 2,55 metros Marcos Camargo Jr. 15.02.2026

O modelo acomoda quatro ocupantes, opção que pode limitar parte do público, mas que está alinhada à proposta racional do projeto. O porta-malas oferece 355 litros, com solução de compartimento mais profundo, e chega a 916 litros com os bancos rebatidos. Há ainda um pequeno compartimento dianteiro (frunk) para cabos de recarga, diferencial pouco comum na categoria.


Chevrolet Spark tem porta-malas de mais de 300 litros Marcos Camargo Jr. 15.02.2026

ADAS completo é argumento de venda

Um dos pontos mais fortes do Spark EUV é o pacote de assistências à condução. O modelo traz frenagem autônoma de emergência, alerta e correção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático e câmeras 360°. Esse conjunto coloca o Chevrolet em vantagem frente a versões de entrada de alguns rivais, especialmente no quesito segurança ativa.

Chevrolet Spark tem autonomia de 258 km Marcos Camargo Jr. 15.02.2026

Bateria e autonomia: foco na eficiência

O Spark EUV utiliza uma bateria de 42 kWh, com química LFP e arquitetura de 400 volts. A recarga pode ser feita em 6,6 kW em corrente alternada (AC) e em até 50 kW em corrente contínua (DC). Segundo a marca, é possível ir de 10% a 80% em cerca de 35 minutos em carregadores rápidos.

Chevrolet Spark pode ser carregado em 35 minutos Marcos Camargo Jr. 15.02.2026

A autonomia oficial pelo Inmetro é de 258 km, número conservador. No uso real, o modelo tende chegou a superar os 330km com uma carga, variando conforme o perfil de condução, com melhor desempenho em trajetos urbanos.

Teste do R7-Autos Carros

O motor elétrico do Spark entrega 101 cv, com tração dianteira. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em menos de 10 segundos, suficiente para uso urbano e deslocamentos diários. A calibração privilegia conforto e previsibilidade, com suspensão mais firme do que a média dos elétricos chineses, em um ajuste específico para o Brasil, embora distante do padrão dinâmico de Onix ou Tracker.

Chevrolet Spark porta-malas abre para lateral Marcos Camargo Jr. 15.02.2026

Dentro de uma ideia de carro urbano, o Spark agrada pela calibração, visibilidade interessante e o desenho chamativo. “Poderia ter motor a gasolina né?”, disse um incauto ao estacionarmos na farmácia durante o teste.

Spark EUV se posiciona no centro do segmento de veículos elétricos Marcos Camargo Jr. 15.02.2026

O único detalhe a ser destacado como ponto negativo é a respeito da ausência de conectividade. Como o Spark EUV não é um legítimo Chevrolet, não conta com sistema Wifi ou OnStar. A multimídia também não é nativa com sistema MyLink, elogiado na linha Onix e Tracker, mas ausente no mini SUV.

Preço e posicionamento

Com R$ 169,9 mil, o Spark EUV se posiciona no centro do segmento. Não é o mais barato, nem o mais potente, mas entrega um pacote equilibrado, combinando visual diferenciado, bom nível de equipamentos e conjunto elétrico eficiente.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.