Toyota terá Hilux híbrida leve até o próximo ano
Pick-up deve ter um sistema com um motor gerador auxiliar de 48V
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
A Toyota registrou uma solução híbrida leve para a linha de pick-ups Hilux na Austrália. O jornal Headlight Magazine reproduziu um documento onde a Toyota registrou dia 15 de junho o sistema "Kinetic Assist" no mercado australiano, considerado o berço de muitas soluções no segmento de pick-ups. Não há uma data precisa para que a solução passe a ser usada na linha de pick-ups da Toyota mas como ela funciona?
Diferente de uma propaganda de uma suposta pick-up híbrida, na verdade o sistema usa um motor gerador auxiliar de 48V, que ajuda sensivelmente na entrega de potência adicional do motor turbodiesel.Ele atua somando potência nas acelerações e aproveitando as frenagens para recarregar uma bateria pequena, similar às soluções usadas pelo Haval H6(que promete uma pick-up híbrida para o mercado brasileiro) e pelos carros da Audi.
No caso da fabricante alemã, a solução híbrida leve não é destacada como um diferencial pois a Audi só considera híbridos os modelos plug-in como o Q5.
A Toyota deverá lançar o sistema ainda sobre a atual geração enquanto a nova fica em stand by com previsão para 2025. A Toyota deverá usar na Hilux a arquitetura TNGA-F, já adotada pela Tacoma, que oferece solução híbrida convencional. Essa nova geração não foi confirmada para o Brasil ou para a Argentina, onde a utilitária é produzida. E uma nova arquitetura requer investimentos que ainda não foram anunciados.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.