Último Ford Focus ST é produzido na Europa
Hatch da marca teve as vendas encerradas há alguns meses e produção estava focada na versão ST
Esse é mais um capítulo curioso da história da Ford na Europa. A marca que tem o Puma e o Kuga como SUVs compactos além de uma clientela fiel do Focus agora colocou em prática o plano de descontinuá-lo.

Nas redes sociais, as imagens do último Focus ST deixando a linha de produção deixaram os entusiastas decepcionados. A medida, no entanto, não foi uma surpresa já que a Ford já havia confirmado em 2024 o fim do hatch médio.

As imagens divulgadas em redes sociais mostraram o Focus ST vermelho que deixa a linha de produção com a data de 26 de setembro. As imagens, porém, postadas na rede social Reddit, vieram a público somente hoje. A fábrica de Saarlouis na Alemanha tem um futuro incerto mas a Ford confirmou que pouco mais de 1000 pessoas seguirão trabalhando na unidade mas não indicou qual carro seria feito no local. Há especulações que o futuro SUV compacto também receba o nome de Focus mas seu lançamento ainda não foi confirmado.

Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), a Ford vendeu 260.342 unidades nos primeiros oito meses de 2025.

Só algumas marcas como a Skoda tiveram mais de 500 mil unidades vendidas e a Volkswagen pouco mais de 1 milhão de veículos. Hoje os números da Ford já estão mais próximos das ascendentes chinesas do que de marcas europeias concorrentes.
O CEO da Ford Jim Farley vem conduzindo um processo de mudança da marca na Europa. Hoje o Puma e o Kuga vendem bem, mas modelos como o Capri elétrico são considerados um fracasso e a Ranger não é das líderes no segmento. A Ford vai bem com modelos comerciais como a Transit e outras minivans mas vem perdendo rapidamente market share que hoje é de 3%.

Nos últimos anos, graças ao foco da Ford em produzir “SUVs e picapes”, a oferta de modelos como Mondeo, o próprio Fiesta e agora o Focus vem diminuindo rapidamente restando somente SUVs compactos. A Ford também está trabalhando em um projeto de um novo SUV feito sobre a base multienergia que seria o futuro Ecosport no Continente.

Olhando de forma geral as montadoras têm enfrentado a preferência do cliente pelos SUVs lançando carros de nicho no segmento de hatches. É o caso do Abarth 500e, o VW ID.3 GTX e o Peugeot E-208 GTi considerando elétricos mas também de modelos bons de venda como Golf GTi e suas variantes esportivas, além do Hyundai i30N.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














