Veja cinco erros comuns que podem prejudicar a durabilidade da bateria
Temperaturas baixas podem causar danos na bateria; entenda
Autos Carros|Do R7
O inverno é cruel com os veículos, uma vez que a temperatura baixas desta época pode prejudicar alguns componentes como a bateria, que caso o motorista não tenha colocado gasolina no tanquinho de partida a frio ou um bico injeto não esteja funcionando corretamente será ela que fará todo o esforço para o motor girar. Por isso, é preciso ficar atento com esse equipamento, que requer cuidado. Desta forma, a DPaschoal e a Moura divulgaram cinco erros comuns que devem ser evitados pelo dono do carro. Veja quais são.
1 – Muitos acessórios eletrônicos
Sair equipando o carro com todos os tipos de acessórios eletrônicos, que não são originais do veículo, pode afetar o sistema elétrico e, também, a vida útil da bateria. Desta maneira, sempre consulte um especialista antes de instalar qualquer acessório no carro.
2 – Instalar uma bateria diferente do que pede o manual
Todos os carros foram projetados para ter determinado tipo de tecnologia de bateria. Por isso, se a bateria de reposição for uma de tecnologia diferente poderá acorrer a diminuição da vida útil ou o mal funcionamento do sistema elétrico do automóvel. Desta forma, não é possível instalar uma bateria comum em veículo equipado com sistema Start-Stop, pois utilizam baterias com tecnologia distinta dos veículos sem esse equipamento.
3 – Desligar todos os acessórios
Antes de dar a partida no motor o motorista deve desligar faróis, ar-condicionado e sistema de som. O ideal é sempre girar a chave da ignição com todos esses equipamentos desligados, o que ajudará a aumentar a vida útil da bateria.
4 – Não esquecer nada ligado
Assim como não é bom dar a partida no carro com todos equipamentos ligados, também não é bom esquecer os faróis, sistema de som e luzes internas ligados por longos períodos após o veículo ser desligado. Caso esses componentes ficarem ligados por um longo período é possível que a carga total da bateria diminua.
5 – Não fazer manutenções preventivas no veículo
Não fazer as manutenções preventivas no sistema elétrico do veículo é um erro que muitos motoristas cometem. Esse reparo é a forma mais econômica de preservar o automóvel e, também, o sistema eletrônico que não terá uma pane elétrica ou problemas com o motor de arranque.
*Em colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.