Volkswagen vai manter Passat Variant na Europa
Perua terá inédita versão híbrida; preços serão revelados semana que vem
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Depois de renovar a gama completa de veículos elétricos a Volkswgen começa a fazer alterações e evoluções em seus modelos a combustão. O Passat que agora está representado virtualmente pelo ID.7 seguirá vivo em alguns países por meio do Passat Variant.

Visualmente o estilo não é o que se pode chamar de inovador pois o desenho está mais para um Tiguan ou Golf. A dianteira traz grade tradicional com linhas horizontais, os faróis mais afilados e unidos por um filete cromado. A linha de altura dos faróis segue presente na ampla lateral enquanto as lanternas se prolongam até os vincos do carro fechando o estilo.

Usando a plataforma MQB EVO o Passat Variant mede 4,91m de comprimento, bem maior que a anterior, enquanto a largura mede 1,85m e a altura é de 1,50m. O entre-eixos tem 2,84.

Interior evoluiu
Por dentro podemos dizer que há mais evoluções com estilo mais limpo e próximo dos modelos da linha ID. Há um novo painel dividindo o carro também em dois níveis e se destaca uma multimídia de até 15 polegadas na porção central. O painel é digital (não há outra opção) de 10 polegadas e o volante segue o novo padrão da marca com toque físico em uma superfície mais limpa sem necessariamente ter que apertá-lo como antes.

A Volkswagen promete uma cabine mais ampla para os passageiros e um porta-malas com 140 litros a mais. São 690 litros no modo normal com os bancos traseiros e nada menos que 1.920 litros com esse assento rebaixado. Itens como ACC, sistemas de mitigação de colisão, frenagem automática e outros recursos seguem disponíveis.

Novos motores e híbrido inédito
O Passat passa a ganhar uma inédita versão híbrida que combina o 1.5TSi que desativa os cilindros quando não há necessidade de alta potência e que rende 150cv. Trata-se de um 1.5 eTSI combinado com câmbio DSG de 6 velocidades e bateria de 19,7 kWh com 100km de autonomia no modo elétrico. Há uma versão com 204 e outra com 272cv. A bateria é recarregada de forma externa (PHEV), solução que a Volkswagen chamou de eHybrid.

Também existe o 1.5TSi com tecnologia de desativação de cilindros e 150 cv de potência. Em seguida, está disponível o 2.0 TSI de 204 cv com tração dianteira e 265 cv e tração integral 4Motion como modelo acima e com o mesmo motor. Para quem ainda desejar o diesel terá como opção o 2.0 TDI com 122, 149 ou 192cv 4Motion.
A apresentação detalhada do carro será feita no Salão de Munique na Alemanha e sua produção será concentrada em Bratislava, na Eslováquia, ao lado da linha Skoda.