Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Volvo revela que planejou SUV "off road" nos anos 1970

SUV off road tinha linhas quadradas que foram usadas nas peruas a partir de 1974

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Caracterização do SUV "off road" como era chamado internamente tinha linhas bem quadradas
Caracterização do SUV "off road" como era chamado internamente tinha linhas bem quadradas Caracterização do SUV "off road" como era chamado internamente tinha linhas bem quadradas (Volvo/Divulgação)

A Volvo divulgou pela primeira vez alguns esboços do que seria seu primeiro SUV ainda nos anos 1970. O projeto foi feito no início da década e revela que a marca sueca de fato planejava crossovers bem antes de que eles existissem no mundo real. A caracterização do SUV "off road" como era chamado internamente tinha linhas bem quadradas, como era típico da época e alguns conceitos foram aproveitados em projetos que vieram posteriormente.

6 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O XC40 e a VOLVO! Veja o vídeo!

No desenho se nota que a Volvo buscava um melhor coeficiente aerdinâmico há muito tempo. Mas tecnicamente isso não era possível há 50 anos atrás. O projeto do off road foi então abandonado e alguns conceitos surgiram no "200-Series", uma família de veículos bem sucedida que ajudou a Volvo a fazer sucesso em outros países fora da Europa.

No desenho se nota que a Volvo buscava um melhor coeficiente aerdinâmico há muito tempo
No desenho se nota que a Volvo buscava um melhor coeficiente aerdinâmico há muito tempo No desenho se nota que a Volvo buscava um melhor coeficiente aerdinâmico há muito tempo (Volvo/Divulgação)

Pehr Gyllenhammar foi o CEO da Volvo entre 1970 e 1994 e chegou a cogitar o SUV "off road" para a exportação em outros mercados fora da Europa. A ideia de Gunnar Falck, gerente de design na época, era criar um veículo durável para o mercado africano e países em desenvolvimento. Mas da ideia original de Falck só ficaram as linhas quadradas que a Volvo aplicou nos sedãs e principalmente nas peruas que fizeram grande sucesso nos Estados Unidos por exemplo.

Mas tecnicamente isso não era possível há 50 anos atrás
Mas tecnicamente isso não era possível há 50 anos atrás Mas tecnicamente isso não era possível há 50 anos atrás (Volvo/Divulgação)

A Volvo não disse se chegou a produzir o veículo ao menos como protótipo. Ao que parece, somente as ideias foram aproveitadas na linha de carros da famosa marca sueca. Já nessa época os carros passaram a ter novidades como os airbags mostrando a preocupação da Volvo com a segurança automotiva. Mas o SUV "off road" jamais ganhou as linhas de produção.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.