Logo R7.com
RecordPlus

Comprador de carro: um ser em extinção!

Os desafios do setor automotivo em 2026: menos consumidores, mais empresas e o crescimento do mercado de seminovos

Blog do Galante|Raphael GalanteOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • 2026 enfrentará desafios no setor automotivo, incluindo menos dias úteis e um cenário econômico difícil.
  • Vendas de carros novos estão se inclinando para pessoas jurídicas, com 43% das compras feitas por locadoras.
  • O consumo de veículos novos por pessoas físicas caiu, com montadoras ajustando sua produção para atender o mercado corporativo.
  • O mercado de seminovos cresceu 15%, com quase 13,35 milhões de transações, refletindo a diminuição do interesse por carros novos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Comprador de carro: um ser em extinção! Imagem gerada por IA

Caros leitores, digníssimas leitoras: enfim, apita o árbitro e inicia-se mais um ano para o setor automotivo! E 2026 será um ano para lá de complicado!

Só para contextualizar, devemos lembrar que neste glorioso ano teremos alguns pontos que jogarão contra o setor automotivo, como por exemplo: menos dias úteis de trabalho (devido aos feriados e emendas); pontos facultativos devido à Copa do Mundo; do lado econômico deveremos ter mais um ano, onde o setor econômico andará de lado (quase que de ré); a taxa de juros que deverá ficar mais por mais um tempo lá na estratosfera, antes de decidir descer só um pouquinho; e a nossa cereja do bolo é que 2026 é um ano eleitoral e deverá ser “quase nada tranquilo”.


Ufa... o ano ainda nem começou direito e só de pensar em tudo isso, já cansei!

Mas, como pimenta nos olhos do outro é refresco, existe um “complicómetro” que é pouco falado:


O CLIENTE DO CARRO NOVO SUMIU!

Para não generalizar, digamos que “ele não sumiu”. Ele apenas está entrando em extinção!

Deixe-me explicar melhor; -


No ano passado, tivemos alguns burburinhos para alavancar o setor: o lançamento do programa “carro sustentável” com redução de IPI para os carros mais ecológicos (menos poluentes); depois de um longo e tenebroso inverno, ainda tivemos a volta do Salão do Automóvel (uma espera de 7 anos).

Tudo isso para motivar/incentivar que você, caro leitor, se empolgasse em adquirir um carro novo!


Mas a dura realidade foi outra! A cada ano que passa, nota-se que o consumidor de carros novos não é mais pessoas como você, caro leitor. Quem vem comprando carro zero quilometro são as pessoas jurídicas, as empresas; em especial as locadoras de veículos.

Alguns dados

Ano passado, a indústria vendeu quase 2,55 milhões de carros novos. Mas nós, os “seres vivos”, compraram quase 1,45 milhão de unidades. Já as empresas (em geral locadoras) compraram 1,1 milhão de unidades.

Ou seja, de cada 100 veículos novos vendidos, 57 é para as pessoas físicas e 43 para as locadoras.

Vejam como foi a distribuição das vendas no ano passado, mês a mês.

Comprador de carro: um ser em extinção! Blog do Galante

O ponto aqui de se notar é que no começo do ano, a proporção era de 65% para PF e 35% para PJ. A partir de março, as compras de veículos por parte das PJ subiram; e em novembro quase rolou uma inversão da curva!

O que notamos é que, ao longo dos anos, os consumidores de carros novos foram cada vez mais deixando de lado (ou perdendo o seu poder de compra). Hoje (quase que na prática), percebe-se que existem marcas do setor automotivo que estão direcionando grande parte da sua produção para os clientes (PESSOAS JURÍDICAS) do que para reles mortais como nós.

Por exemplo, se pegarmos as vendas da FIAT; VW e GM (as três principais montadoras do país), que correspondem por quase metade de todos os carros novos vendidos, essas três marcas comercializaram 53% de todos os veículos para as PJ. A Fiat, líder de vendas, vendeu 57% de seus veículos para empresas, não para consumidores como você, caro leitor!

Se as vendas dos novos estão cada vez mais intangíveis para nós, sobrou espaço para o mercado de veículos usados!

Com isso, as vendas de carros novos, com suas 2,55 milhões de unidades em 2025, cresceram quase 2,6%. As vendas de veículos seminovos alcançaram a cifra de quase 13,35 milhões de carros transacionados, gerando alta de 15% sobre o ano anterior!

E aí? O que achou? Dúvidas me mande um e-mail aqui. Ou me siga lá no INSTAGRAM, ou no LINKEDIN, onde eu sou menos perdido...

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.