Setor automotivo revela os muitos ‘Brasis’ das vendas de carros
Um país, muitos caminhos e surpresas nas vendas

Caros leitores, digníssimas leitoras: eis que encerramos o mês de setembro para o setor automotivo com bons números, mas que ainda não garantem um resultado positivo neste ano para o setor.
Neste mês de setembro tivemos 231,4 mil carros vendidos contra 214,5 mil sobre o resultado de agosto, resultando assim uma alta de 7,9%.
Ao compararmos o atual cenário com o mesmo período do ano passado, quando tivemos 222,7 mil carros vendidos, registramos alta de 3,9%
Já neste acumulado do ano estamos com 1,81 milhão de unidades vendidas contra 1,75 mil sobre o mesmo período do ano passado. Alta de 3,3%.
Apesar desta alta de 3,3% (ou um superávit de 60 mil carros), o último trimestre do ano passado foi fortíssimo, com volume médio de 245 mil carros/mês. É praticamente utópico imaginar que o setor manterá o ritmo de crescimento até o final do ano. Estamos apostando um picolé de limão que o setor ficará praticamente no “zero-a-zero” neste ano (com sorte).
Mas, se o setor está com crescimento de 3,3%, e vivemos nesse “brasilzão” continental, é natural que exista uma variação “interessante”. E existe!
Neste “brasilzão”, ao vermos os resultados estaduais, registramos um hiato que oscila entre alta de 17% até uma queda de 9%.
Dos 27 estados da federação, em 70% deles (19 estados) registramos alta superior à média nacional. Alguns estados estão com crescimento superior de dois dígitos. De fato, oito estados possuem crescimento médio de 14%.
Neste nosso recorte inicial, o estado com maior crescimento nas vendas e líder absoluto é o estado do Amazonas, com alta de 17%. Outro estado da região norte também está neste nosso Top8: o estado de Roraima encerrou o período de janeiro a setembro deste ano com alta de 14%.
A região Nordeste é onde temos mais estados com evolução nas vendas superior a 2 dígitos. Os estados de Sergipe (+16,9%); Bahia (+14,1%); Pernambuco (+10,7%) e Piauí (+10,3%) são os campeões neste quesito.
Vale o destaque nos estados com crescimento superior a dois dígitos: Paraná (+16,2%) e Minas Gerais (+12,6%).
Além destes estados com alta de 2 dígitos; temos mais 11 estados que estão puxando a média para cima. Ou seja, esses estados registraram alta entre 3,3% a 9,9%. São eles: Acre; Alagoas; Ceará; Espírito Santo; Distrito Federal; Maranhão; Pará; Paraíba; Rio Grande do Norte; Rondônia e Tocantins.
Esses estados são o lado positivo do setor automotivo.
O lado negativo são os outros 8 estados que puxam a média para baixo. Mas não é que todos esses estados estejam com resultados “ruins”. Temos cinco estados que estão, digamos, de “recuperação”. Eles estão com crescimento nas vendas, mas abaixo da nossa média.
Estes estados estão com crescimento médio de 1,7%. São eles: Amapá; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Rio de Janeiro e Santa Catarina.
O ponto nefrálgico são três estados que estão com queda nas vendas. O nosso TOP3 é formado por Goiás (-0,6%); Rio Grande do Sul (-1,9%%) e puxando para baixo todo o resultado do setor automotivo, como uma âncora, temos o estado de São Paulo, com retração de 9%.

Esse hiato entre -9% até +17%, mostra claramente que existem vários “brasis” dentro do Brasil! E aí, como o estagiário não tem mais o que fazer, ele decidiu ser um pouco mais curioso!
O que fizemos? Quando tentamos ler as mais diversas matérias do setor, sempre falam sobre o mesmo blá-blá-blá de sempre, e exaltam o sucesso do Fiat “pato” STRADA, como o carro mais vendido do Brasil!
O que, de fato, é! Mas se a gente vive nesse “Brasilzão”, é natural que o sucesso da Strada não seja unanime. Como, de fato, não é!
O que descobrimos?
Que o glorioso Fiat “pato” Strada é o carro mais vendido em 17 das 27 unidades da federação. Ou seja, ele é o preferido em 63% dos estados brasileiros.
Na segunda colocação como carro mais vendido, aparece o VW/Polo sendo a preferência em 4 estados (15%). E encerrando o nosso TOP3; temos mais um carro da Fiat, Argo, sendo o mais vendido em 2 estados.
O que é o “mais-melhor-de-bom” é ver sempre aqueles pontos fora da curva!
O que isso quer dizer?
Que tivemos 4 estados, onde o carro mais vendido não é nenhum dos nossos TOP3. São outros veículos que, em alguns casos, não figuram nem num TOP 10 nacional ou muito menos num TOP 20.
E quais foram essas surpresas?
No estado do Rio de Janeiro, o carro mais vendido é novamente um da FIAT, mas é o belíssimo FASTBACK que ocupa a 14ª posição no ranking nacional. Estamos falando que o carro mais vendido para o povo fluminense é um veículo com preço médio superior a R$ 150 mil.
Já no estado do Paraná, o carro mais comercializado é o Renault “patinho” Kwid, que figura na 16ª posição do ranking nacional. Neste caso, a influência da fábrica da Renault (sediada no estado) é um dos fatores para o sucesso do veículo no estado.
Mas a supressa “master” veio de Roraima e do Distrito Federal.
Em Roraima, o estado que fica no extremo norte do Brasil, o carro mais vendido é a implacável Hilux da Toyota (que ocupa a 18ª posição no ranking nacional). Lembrando que o preço de uma Hilux começa em R$ 300 mil e lá vai cacetada!
No Distrito Federal o carro mais vendido ocupa apenas a 25ª posição no ranking nacional. A recém-chegada BYD, conseguiu emplacar o seu veículo Song como o mais vendido para o povo candango! Incentivos como isenção de IPVA; uma rede eficiente de carregadores elétricos, além da alta renda per capita da região fez com que a marca chinesa emplacasse com tudo no coração do Brasil.

E aí? O que achou? Dúvidas me mande um e-mail aqui. Ou me siga lá no INSTAGRAN ou no LINKEDIN, onde eu sou menos perdido...
P.S. -> O motivo da classificação extraoficial da Strada e do Kwid como “pato” é que o pato é uma ave que: não voa direito; não nada direito e não canta direito. Assim como a STRADA e o Kwid. A primeira por se apresentar como uma picape que: não carrega carga direito e nem passageiro direito (a versão mais vendida é a cabide dupla para 5 pessoas). Já no caso do Kwid falar que ele é um “SUV Compacto”...bem, não tem nem o que falar...
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
