Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia lançam cartilhas preparando cidadãos para guerra
Situação cada vez mais tensa na Ucrânia e o aval americano para o uso de armas ocidentais em território russo fez os países começarem a se mexer
Em pouco mais de uma semana, quatro países europeus atualizaram cartilhas e documentos orientando os cidadãos em casos de crises, ataques cibernéticos, situações extremas do clima e até mesmo uma nova guerra na Europa.
No caso da Suécia, mais de 5 milhões de exemplares começaram a ser distribuídos hoje. O blog teve acesso ao conteúdo. Eles detalham ponto a ponto o que fazer, como fazer e até como se proteger em caso de bombardeios. O aviso é claro: estejam prontos para procurar um abrigo e esperar o pior. É o quinto exemplar desse tipo lançado desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Veja também
Na Finlândia, por exemplo, há um site atualizado sobre situações de crise e também orientações como armazenar comida e água. Os dois países abandonaram recentemente a neutralidade histórica e se uniram à OTAN com receio de uma invasão da Rússia.
Na Noruega, os cidadãos receberam um panfleto pedindo para que todos estejam preparados para viver situações “atípicas” por uma semana em caso de condições climáticas extremas ou mesmo guerra.
A agência de gerenciamento de emergências da Dinamarca enviou um e-mail com detalhes sobre água, comida e remédios. Nesse caso, eles alertam para situações extremas por três dias.
O mundo espera agora que seja só precaução.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.