Logo R7.com
RecordPlus
Christina Lemos - Blogs

Abstenção recorde: 31 milhões de brasileiros desistem de votar

Número representa 21,29% do eleitorado, e é 1,2 milhão maior que a abstenção do primeiro turno. Outros 8,6 milhões anularam o voto. Somados brancos, nulos e abstenções representam cerca de 30% dos eleitores

Christina Lemos|Do R7

  • Google News
Urna eletrônica
Urna eletrônica

Na eleição mais atípica dos últimos 20 anos, o número de brasileiros que desistiu de comparecer para votar é recorde: 31.331.995, contingente que equivale a mais da metade dos votos recebidos pelo candidato vitorioso, Jair Bolsonaro, 57,6 milhões de votos. O número supera as ausências do primeiro turno em mais de 1,2 milhão.

De acordo com o DIAP, Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, é a maior abstenção desde a redemocratização. 


Os eleitores que compareceram para votar, mas decidiram anular o voto foram mais de 8,6 milhões. Já os que optaram por votar em branco, 2,4 milhões. Os dois contingentes de eleitores juntos poderiam ter modificado significativamente o resultado das urnas. Esses eleitores representam cerca de 10% do total.

Somados votos nulos e brancos e abstenções, os números indicam que, neste segundo turno, cerca de 30% dos eleitores brasileiros abriram mão de escolher o novo presidente da República - um número recorde e histórico, apesar da disputa ter sido uma das mais acirradas das últimas décadas no Brasil.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.