Logo R7.com
RecordPlus
Christina Lemos - Blogs

Portugal é o primeiro país a doar ao Brasil antídoto para intoxicação por metanol

Governo português doou ao país ampolas do medicamento Fomezipole

Christina Lemos|Christina LemosOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Portugal doa ao Brasil ampolas de Fomezipole para tratar intoxicação por metanol.
  • O Ministério da Saúde brasileiro confirmou 17 casos de intoxicação e investiga 200.
  • Duas mortes estão confirmadas em São Paulo, com outras 12 em investigação em diferentes estados.
  • A doação é um gesto de cooperação entre Portugal e Brasil para enfrentar a emergência de saúde pública.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Luís Faro Ramos, embaixador do Portugal no Brasil Arquivo pessoal

O governo de Portugal anunciou nesta terça-feira (7) a doação ao Brasil de ampolas de Fomezipole injetável, medicamento para tratar as vítimas de intoxicação por metanol. A quantidade não foi divulgada.

Na noite de segunda-feira, o Ministério da Saúde atualizou o número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Segundo a pasta, 17 casos foram confirmados e 200 seguem em investigação.


Até o momento, duas mortes foram confirmadas, ambas em São Paulo. Além disso, 12 seguem em investigação: seis em São Paulo, três em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul, um na Paraíba e um no Ceará.

São Paulo continua com o maior número de casos (82,49%): 15 confirmados e 164 em investigação.


Além das ampolas doadas por Portugal, o Ministério da Saúde negociou a importação de medicamento do Japão, com entrega prevista para os próximos dias.

Confira a nota oficial divulgada pelo governo português

“Em resposta a um pedido das autoridades brasileiras, Portugal enviou, hoje, 7 de outubro de 2025, para a República Federativa do Brasil ampolas de Fomepizole injetável, medicamento essencial para o tratamento dos doentes que foram vítimas de intoxicação exógena por metanol em diferentes regiões daquele país.


A doação do Governo português insere-se no quadro das excelentes relações de cooperação e amizade entre os dois países e mobilizou diferentes entidades nacionais nos últimos dias, em particular o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério da Saúde, a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, o INFARMED, I.P. e o Instituto Camões, I.P..

Portugal espera que a doação contribua para ultrapassar a situação de emergência de saúde pública que aquele Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) enfrenta e, sobretudo, para diminuir o número de vítimas mortais.”


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.