Renan formaliza pedido para identificar quem bloqueou denunciante
Relator da CPI da Pandemia quer saber se ministro Queiroga autorizou veto de Ricardo Miranda a acesso ao sistema de informações sobre o tema. Servidor denunciou supostos desvios no processo de compra da Covaxin
Christina Lemos|Do R7
O senador Renan Calheiros (MDB/AL) protocolou esta manhã requerimento junto à secretaria da CPI da Pandemia para que sejam identificados os autores e mandantes do bloqueio do servidor Ricardo Miranda ao SEI - Sistema Eletrônico de Informações, conforme revelou o irmão do servidor, deputado Luís Miranda.
Para o relator da comissão de inquérito, se ficar caracterizado que a iniciativa teve o aval do ministro Marcelo Queiroga, "fica patente que o chefe da pasta da Saúde age para prejudicar as investigações da CPI". A hipótese, se confirmada, teria implicações jurídicas, já que a CPI tem poder de polícia.
Ricardo Miranda, chefe de importação do Departamento Logístico do Ministério da Saúde, autor da denúncia sobre possíveis desvios na compra da vacina indiana Covaxin, não é alvo de processo administrativo interno no ministério e o bloqueio do acesso às informações não teria respaldo jurídico.
Segundo o deputado Luís Miranda, seu irmão estaria disposto a novas revelações, desde que em sessão reservada da CPI.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.