Rumores de delação premiada de Vorcaro tensionam dia de depoimentos do caso Master
Ex-banqueiro teria encaminhado condições à PGR. Depoentes serão ouvidos até amanhã
Christina Lemos|Do R7

No primeiro de dois dias de depoimentos de personagens elencados pela Polícia Federal no âmbito das investigações do caso Master, crescem os rumores em Brasília de que o ex-banqueiro negocia uma delação premiada, inclusive com a entrega de condições à Procuradoria-Geral da República. Não há confirmação oficial sobre a iniciativa, que incluiria exigências como imunidade total de Daniel Vorcaro e familiares.
A informação gera tensão no ambiente político, uma vez que a menção a qualquer proximidade com o empresário é vista hoje como “tóxica”, e com potencial de gerar desgaste e levantar suspeitas. Além da investigação policial, hoje comandada pelo Supremo, há dois pedidos de CPI – uma mista e uma de deputados – submetidos à cúpula do Congresso.
Até a liquidação da instituição financeira, Vorcaro manteve ampla rede de relações entre agentes públicos e financeiros, inclusive com trocas de “favores e gentilezas”, cuja revelação hoje constrange os envolvidos, em função da gravidade dos casos apurados. Estima-se que o rombo do Master passe de R$ 41 bilhões, e a devolução a investidores, em andamento, vem demandando saques volumosos ao Fundo Garantidor de Crédito.
Os depoimentos de 8 agentes relacionados aos negócios do Banco Master, liquidado em novembro pelo Banco Central, acontecem dentro do Supremo, por determinação do ministro relator, Dias Toffoli, e consolidam um inédito episódio de desconfiança entre um representante do Tribunal e o STF. O próprio Toffoli acumula desgaste político e é alvo de críticas em função de medidas tomadas no âmbito da apuração.
Os rumores de eventual acordo de delação entre Vorcaro e investigadores ganharam força após a saída de um dos advogados do banqueiro, Walfrido Warde, que abandonou a coordenação da defesa do empresário. Warde é contrário à delação e abandonou a função em meados de janeiro, no auge do noticiário envolvendo possíveis ligações do grupo Vorcaro e familiares do ministro Dias Toffoli.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














