Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Christina Lemos - Blogs

Temer sai de cena e viaja a sete países até o fim do governo

Ausente da disputa eleitoral e com altos índices de desaprovação, o presidente optou por turbinar agenda de compromissos internacionais. Só em julho, estará ausente por 9 dias

Christina Lemos|Do R7

Michel Temer - 800
Michel Temer - 800

*Com informações de Cláudia Gonçalves Bengtson, da Recordtv

Faltando seis meses para o fim de seu mandato e sem perspectivas de continuidade no poder ou de influir na escolha de seu sucessor, o presidente Michel Temer mudou radicalmente sua agenda de compromissos, e decidiu aceitar a participação em eventos diplomáticos que, se atendidos, o farão passar por 7 países de 3 continentes, até novembro. 

Algumas destas ocasiões têm pouca relevância política, como a reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP, que acontece em 17 e 18 de julho em Cabo Verde, país de pequena importância comercial ou diplomática para o Brasil. No mesmo mês, Temer ainda deve viajar ao México, para encontro da Aliança do Sul do Pacífico, e em seguida emenda para a África do Sul, para a cúpula dos Brics.

Em todas estas ocasiões, a presidência da República será assumida pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, terceira na linha sucessória ao cargo. Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e Eunício Oliveira, presidente do Senado, ambos candidatos nas próximas eleições, não podem assumir no lugar de Temer para não se tornarem inelegíveis. A situação deve se repetir durante as viagens do emedebista a Colômbia e ao Paraguai, previstas para agosto.

Por enquanto, o último compromisso internacional do presidente será a Cúpula do G-20, na Argentina, prevista para o final de novembro.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.