Receita envia carta a mais de 498 mil contribuintes que estão na malha fina; veja como sair
O Projeto Cartas 2026 é para incentivar a regularização antes da intimação ou notificação, evitando o risco de multas
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Receita Federal começou nesta semana a enviar cartas a 498.487 mil contribuintes, pessoas físicas de todo o país, que estão com a declaração do Imposto de Renda 2026 retida na malha fina.
A regularização deve ser feita por meio do site ou aplicativo da Receita, para evitar multas. As cartas serão enviadas em lotes semanais, até o dia 20 de outubro.
Segundo a Receita, o Projeto Cartas 2026 é para incentivar a regularização tributária.
“Aproveitar essa oportunidade e corrigir as informações antes de ser intimado ou notificado evita o risco de multas e o atraso no recebimento das restituições”, orienta a Receita Federal.
Como consultar
Para saber se a declaração tem alguma pendência, basta consultar o serviço Meu Imposto de Renda na página da Receita Federal na internet ou pelo aplicativo, disponível para download em aparelhos com IOS e Android.
Para acessar o serviço Meu Imposto de Renda, é preciso ter conta gov.br, selo ouro ou prata.
- Quando a declaração está retida em malha, ela apresenta a informação “Com Pendência”.
- Acessando o link dessa pendência, é possível identificar o motivo da retenção e consultar orientações de como providenciar correção.
- É importante verificar se todos os valores declarados estão corretos e se há documentação que comprove o que foi informado na declaração.
- Se houver erro nas informações declaradas, basta apresentar uma declaração retificadora.
Não é preciso comparecer a uma unidade da Receita Federal para fazer isso.
Os erros mais comuns
Há alguns erros comuns que podem provocar a retenção da declaração na malha fina:
1. Esquecer de declarar rendimentos recebidos de forma pontual no ano-calendário;
2. Não incluir os rendimentos recebidos pelo dependente;
3. Não informar todos os rendimentos de aposentadoria, quando titular ou dependente recebem aposentadoria de mais de uma fonte pagadora;
4. Errar o ano em que a despesa médica foi realizada;
5. Errar o valor pago de despesa médica;
6. Informar como despesa médica gastos que não podem ser deduzidos como tal;
7. Informar VGBL (Plano Vida Gerador de Benefícios) como dedutível. Este tipo de plano não é previdência privada e não pode ser dedutível por falta de previsão legal.
Neste ano, foram entregues 47,4 milhões de declarações. O período de entrega foi entre os dias 23 de março e 29 de maio de 2026.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















