Logo R7.com
RecordPlus

O síndico pode simplesmente fechar o grupo de WhatsApp do condomínio?

Muita gente acha que isso seria censura. Mas a resposta depende de uma pergunta simples: de quem é o grupo?

Dr. Piterson Gomes|Dr. Piterson GomesOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O WhatsApp é uma ferramenta essencial para comunicação em condomínios, usada para avisos e emergências.
  • O síndico pode encerrar o grupo oficial se for administrado pelo condomínio, para manter a ordem.
  • Moradores podem criar grupos independentes para discussões e troca de informações.
  • Grupos podem ser problemáticos se usados para ofensas e debates, desviando de sua função informativa.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Hoje, o WhatsApp virou uma das principais ferramentas de comunicação nos condomínios. Avisos, comunicados, manutenções e até emergências são compartilhados por ali. Mas basta surgir uma discussão mais acalorada para aparecer a dúvida: o síndico pode simplesmente encerrar o grupo?

Se o grupo for oficial, criado e administrado pelo próprio condomínio, pela administradora ou pela gestão, a resposta, em regra, é sim. Quem administra esse canal tem autonomia para estabelecer regras de utilização, limitar mensagens e, se entender necessário para o bom funcionamento da comunicação, até encerrá-lo.


Veja Também

Isso não significa que os moradores ficarão sem poder conversar. Nada impede que eles criem um grupo próprio, independente da administração, para trocar informações, opiniões e discutir assuntos do condomínio. Aliás, isso acontece em praticamente todos os empreendimentos.

O verdadeiro problema começa quando o grupo oficial deixa de cumprir sua finalidade. Em vez de servir para informar, passa a ser palco de ofensas, acusações, ataques pessoais, discussões intermináveis e mensagens enviadas a qualquer hora do dia. Nessa situação, a ferramenta deixa de ajudar e passa a prejudicar a convivência.


Por isso, muitos condomínios optam por transformar o grupo oficial em um canal apenas para comunicados da administração, evitando debates e preservando sua principal função: manter os moradores informados de forma organizada e eficiente.

No fim das contas, grupo de WhatsApp é uma ferramenta de comunicação, não um tribunal nem uma arena de debates. Quando o respeito acaba, a tecnologia deixa de aproximar as pessoas e passa a alimentar conflitos desnecessários.


E no seu condomínio, o grupo de WhatsApp informa os moradores... ou virou um verdadeiro campeonato de barraco virtual?


✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.