Logo R7.com
RecordPlus
Espaço Prisma

Embaixadora da Eslovênia destaca fortalecimento das relações com o Brasil

Na celebração pelo Dia Nacional da Eslovênia, a diplomata destacou a cooperação, o diálogo e os valores compartilhados entre os dois países

Espaço Prisma|Fabiana Ceyhan, especial para o R7

  • Google News
A embaixadora da Eslovênia no Brasil, Mateja Krakun Divulgação/Embaixada da Eslovênia

A embaixada da Eslovênia, em Brasília, celebrou o Dia Nacional do país com uma recepção que reuniu autoridades brasileiras, representantes do corpo diplomático, membros da comunidade eslovena e convidados.

Durante o evento, a embaixadora da Eslovênia no Brasil, Mateja Krakun, ressaltou a solidez das relações bilaterais entre os dois países, marcadas pela cooperação, pelo diálogo e por valores compartilhados.


Em seu pronunciamento, a diplomata destacou que, embora separados pela distância geográfica, Brasil e Eslovênia mantêm uma parceria baseada na democracia, no desenvolvimento sustentável e no respeito mútuo.

A cerimônia contou com a participação da Fanfarra dos Dragões da Independência, do Comando Militar do Planalto, responsável pela execução dos hinos nacionais dos dois países.


Atividade bilateral

Neste ano, a Eslovênia celebra 35 anos de independência. Segundo a embaixadora, o período foi marcado pelo fortalecimento das instituições democráticas e pela consolidação do compromisso do país com os valores europeus e com a cooperação internacional.

As relações entre Brasil e Eslovênia têm se intensificado desde a instalação da embaixada eslovena em Brasília. A diplomata destacou que 2026 tem sido um ano de intensa atividade bilateral, com a realização de encontros técnicos e políticos de alto nível.


A agenda ambiental ocupa posição de destaque na parceria entre os dois países. A embaixadora lembrou a participação da Eslovênia na COP30 e mencionou iniciativas conjuntas voltadas à preservação ambiental, incluindo um projeto de apicultura sustentável na Amazônia. O tema também integra os debates dos “Dias da América Latina e do Caribe”, evento promovido anualmente pelo governo esloveno e que conta com a participação do Brasil desde sua primeira edição.

No cenário internacional, Brasil e Eslovênia atuam conjuntamente em organismos multilaterais em pautas relacionadas às mudanças climáticas, aos direitos humanos, à promoção da paz e ao desenvolvimento sustentável. A representante eslovena reafirmou o compromisso de seu país com o multilateralismo, a diplomacia e a solução pacífica de conflitos internacionais.


A embaixadora da Eslovênia no Brasil, Mateja Krakun, com outras diplomatas Divulgação/Embaixada da Eslovênia

Projetos de cooperação

Durante o discurso, também foram destacados projetos de cooperação apoiados pela embaixada na área ambiental e social. Um deles é desenvolvido em parceria com o Instituto Terra, em Aimorés (MG), e busca promover a capacitação de mulheres rurais, agregando valor à produção agrícola local e fortalecendo a segurança alimentar de crianças e adolescentes da região.

Outra iniciativa ocorre em parceria com o Instituto Peabiru, no Quilombo África, próximo a Belém (PA). O projeto incentiva a criação de abelhas nativas da Amazônia como alternativa de geração de renda para a comunidade, contribuindo simultaneamente para a conservação da biodiversidade.

A programação da celebração incluiu ainda uma exposição do artista Eddy Urquidi, que utiliza resíduos hospitalares não recicláveis como matéria-prima para a criação de obras de arte. A iniciativa foi apresentada como um exemplo de economia circular e reaproveitamento de materiais.

Ao encerrar sua fala, a embaixadora agradeceu o apoio das autoridades, parceiros institucionais, membros da comunidade diplomática e da equipe da embaixada. Ela ressaltou que a amizade entre Brasil e Eslovênia representa um exemplo de cooperação internacional em um cenário global de constantes transformações.

A parceria entre os dois países, segundo destacou, continuará sendo fortalecida com base em princípios comuns, como democracia, inovação, sustentabilidade e cooperação, reforçando o compromisso mútuo com o desenvolvimento e a construção de soluções conjuntas para desafios globais.

Ao final da recepção, a embaixadora também fez uma referência ao Dia do Diplomata, destacando a importância do trabalho desenvolvido pelo corpo diplomático na promoção do diálogo e da cooperação entre os países.

Em um gesto de reconhecimento à crescente presença feminina na diplomacia internacional, convidou as embaixadoras e representantes diplomáticas presentes para uma fotografia coletiva, celebrando a contribuição das mulheres para o fortalecimento das relações internacionais.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.