Aeroporto de Uberaba recebe nota máxima da Anac em operações aeroportuárias
Nota A no Atestado de Capacidade Operacional (Acop) foi conquistada com índice de conformidade de 99,3%
As questões de segurança operacional estão no centro das ações da Aena, maior operadora aeroportuária no Brasil, com a gestão de 17 aeródromos. Em uma recente avaliação feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aeroporto de Uberaba garantiu o Atestado de Capacidade Operacional (Acop) A, a mais alta certificação concedida pela agência reguladora, em todas as disciplinas avaliadas: Manutenção, Operações, Fauna e Segurança Operacional. O conceito A indica que houve conformidade em mais de 95% dos itens regulatórios da ANAC. A excelência da certificação do aeródromo mineiro foi conquistada em menos de um ano sob administração da Aena, com média de 99,3%.
Para o diretor do aeroporto, Guilherme Zapola, esse resultado só foi possível graças a um trabalho sólido e coordenado de todos os envolvidos. “Desenvolver uma cultura aeroportuária de melhoria contínua é gerar desenvolvimento, empregos e conectividade. Na Aena, fazemos isso tudo com olhar constante para a segurança”, ressaltou.
Na inspeção realizada pela Anac, são aferidas exigências como proteção da área operacional e dos auxílios à navegação aérea, monitoramento e gerenciamento das áreas operacionais. O Sistema de Gerenciamento de Segurança do aeródromo recebeu nota máxima no Atestado de Capacidade Operacional (Acop), com índice de conformidade de 99%.
O Aeroporto de Uberaba já recebeu diversos investimentos nos primeiros meses de operação, como a climatização das áreas públicas, expansão da sala de embarque que está duas vezes maior, aquisição de rampa (equipamento de ascenso e descenso) para atendimento ao PNAE. Espera-se, ainda, grandes melhorias para os próximos anos, com as obras que serão realizadas em todo o sítio aeroportuário, garantindo um aeródromo ainda mais eficiente, seguro e confortável para os passageiros e gerando atratividade para a malha aérea regional e doméstica brasileira.
-- Sobre a Aena BrasilAena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo, em número de passageiros, pelo Conselho Internacional de Aeroportos, gerindo 78 aeroportos e dois heliportos em cinco países. A companhia também é a maior do país, administrando 17 aeroportos, em nove estados brasileiros, sendo responsável por 20% da malha aérea nacional e pela gestão de Congonhas, o segundo maior em número de embarques e desembarques. Em 2023, seus aeroportos movimentaram mais de 410 milhões de passageiros, sendo 283 milhões na Espanha e 41 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os equipamentos de infraestrutura do Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12) e Jamaica (2).
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.