Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Aeroportuários ameaçam greve em Portugal

Movimento do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil de Portugal está marcado para 19, 20 e 21 de agosto 

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Aeroportuários de Portugal ameaçam paralisação para o fim de agosto
Aeroportuários de Portugal ameaçam paralisação para o fim de agosto

Os trabalhadores da aviação civil de Portugal ameaçaram nesta segunda-feira fazer uma greve de três dias no final de agosto, acusando o conglomerado que opera os maiores aeroportos do país de não aumentar os salários e oferecer melhores condições de trabalho.

A ameaça de greve do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil de Portugal (SINTAC) e do Sindicato dos Funcionários da Aviação Comercial (SQAC) é a mais recente de uma série de paralisações em um momento em que o setor de transportes da Europa continua lutando para lidar com o retorno às viagens após os bloqueios pandêmicos. 

A greve está marcada para acontecer de 19 a 21 de agosto, um fim de semana de verão geralmente movimentado para viagens, disseram os sindicatos em um comunicado conjunto, informa a Reuters.

Eles acusaram a operadora aeroportuária ANA, que administra 10 aeroportos em Portugal, incluindo Lisboa, Porto e Faro, e o grupo francês Vinci (SGEF.PA) , que controla a ANA, de obter lucros líquidos de vários milhões de euros, mas não pagar salários decentes aos seus trabalhadores.


Os sindicatos também exigiram que a ANA e a Vinci, que não responderam de imediato aos pedidos de comentários, adotem medidas "urgentes" para garantir que os trabalhadores se sintam seguros no exercício das suas funções.

"Só com essa [greve] conseguiremos alcançar o que há muito falta à empresa: estabilidade social, respeito aos direitos dos trabalhadores e, fundamentalmente, às pessoas", afirmaram os sindicatos.


Os sindicatos representam não apenas alguns tripulantes de cabine, mas também serviços de assistência em terra e outras empresas relacionadas ao setor de aviação.

Na vizinha Espanha, os controladores de tráfego aéreo alertaram no início de julho que provavelmente fariam uma greve se a empresa estatal de navegação aérea Enaire não contratasse mais pessoas para o pico da temporada de verão.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.