Airbus Helicopters e LCI revelam nova parceria
Fabricante prevê a procura de mais de 16.000 novos helicópteros até 2041, com um valor combinado próximo dos 130 mil milhões de dólares
Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

A LCI, uma empresa líder em aviação, revelou uma nova parceria Flight Path com a Airbus Helicopters, que atenderá aos requisitos de capacidade, sustentabilidade e financiamento de longo prazo da indústria.
A Airbus prevê a procura de mais de 16.000 novos helicópteros até 2041, com um valor combinado próximo dos 130 mil milhões de dólares. A nova parceria permitirá que a LCI e a Airbus Helicopters aproveitem o seu conhecimento, experiência e capacidades analíticas combinadas para identificar a infraestrutura e as inovações financeiras que atenderão a esta demanda.
A Flight Path baseia-se em um relacionamento de 20 anos entre as empresas, que culminou mais recentemente em um acordo de colaboração para desenvolver ecossistemas avançados de mobilidade aérea em torno do programa CityAirbus Next Gen. No futuro, incluirá também o investimento em novas unidades, tipos e tecnologias de helicópteros, com uma ênfase crescente na sustentabilidade.
Jaspal Jandu, CEO da LCI, afirma: “Esta parceria estratégica entre a LCI e a Airbus sinaliza o nosso compromisso coletivo de fornecer soluções de capacidade sustentável e de longo prazo ao mercado. A combinação da experiência de longa data da Airbus em desenvolvimento de negócios, previsão e planejamento, com o histórico da LCI em leasing, investimento e inovação financeira, nos permitirá atender de forma sustentável às necessidades multibilionárias do mercado”.
Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, afirma: “A LCI e a Airbus trabalharam juntas em estreita cooperação durante quase duas décadas, culminando mais recentemente nos compromissos de entrega de sete helicópteros da próxima geração. Esta nova parceria é uma elevação natural desta relação e reflete as nossas capacidades partilhadas. Juntamente com os nossos parceiros, a Airbus Helicopters está empenhada em proporcionar crescimento sustentável e inovação aos seus clientes à medida que realizam o seu trabalho de missão crítica.”
A frota da LCI inclui atualmente mais de 50 helicópteros Airbus. Eles são implantados por 14 operadores em 10 países em todo o mundo em uma série de missões, incluindo serviços médicos de emergência, busca e salvamento e energia eólica offshore.
A primeira fase do Flight Path verá a entrega comprometida de pelo menos sete helicópteros Airbus de última geração para LCI até 2025.
A LCI encomendou cinco novos helicópteros Airbus H145 , todos os quais estão sendo colocados em sua joint venture (JV) com a Sumitomo Mitsui Finance and Leasing Company, Limited (SMFL). As duas primeiras aeronaves serão entregues até o final de março de 2024 e serão operadas na Oceania.
Além disso, a LCI entregará dois helicópteros H175 até o final de março de 2024. A aeronave será operada na América do Sul.
A nova parceria está alinhada com o compromisso de longo prazo de LCI com o crescimento sustentável. A LCI é signatária da Carta de Sustentabilidade da Aircraft Leasing Ireland (ALI), com o compromisso de avançar e alcançar metas de responsabilidade, centradas em 10 princípios prioritários de sustentabilidade, incluindo o compromisso de alcançar emissões líquidas zero até 2050.