Avaliação de passageiros do aeroporto de Congonhas melhora, segundo a Aena
Nota média subiu de 7,80 em novembro para 7,98 em dezembro, após dois meses da nova gestão do terminal. Principais obras devem começar já em 2024
Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara Monteiro e Luiz Fará Monteiro

A avaliação dos passageiros do aeroporto de Congonhas sobre a qualidade dos serviços prestados apresentou melhora nos primeiros meses sob a nova gestão da Aena. A concessionária assumiu a administração do terminal da capital paulista em 17 de outubro de 2023. Já nos primeiros dias, foi realizada uma primeira pesquisa para monitorar a percepção dos passageiros. Na ocasião, a nota média ficou em 7,80. Na segunda pesquisa, realizada no mês de dezembro e após dois meses sob gestão da Aena, a nota média subiu para 7,98.
A concessionária realiza mensalmente pesquisas sobre Indicadores de Qualidade de Serviço. Além de ser uma obrigação regulatória, o levantamento também ajuda a identificar pontos de melhoria para oferecer uma experiência cada vez melhor aos passageiros.
Nesse período, as principais evoluções ocorreram na disponibilidade de banheiros (de 3,91 para 4,03 – em uma escala de 0 a 5), limpeza geral do aeroporto (de 4,11 para 4,18), limpeza dos banheiros (3,75 para 3,79), indicação de caminhos (4,16 para 4,19) e informações de voos (4,10 para 4,13).
Apesar das melhorias nesses indicadores durante os primeiros meses de gestão, alguns ainda estão aquém da meta estabelecida pela ANAC e dos padrões da própria concessionária. A Aena entende que ainda há muitos desafios a serem superados e já tem planos de adequação para atingir todas as metas exigidas. Esses padrões, que não eram medidos anteriormente, foram estabelecidos com a concessão do aeroporto justamente para avaliar as melhorias implementadas e a solução dos problemas do passado.
Alguns pontos avaliados nas pesquisas de percepção de clientes precisam da construção do novo terminal de passageiros. É o caso, por exemplo, do embarque por meio de fingers. Hoje, Congonhas conta com apenas 12 dessas pontes de embarque, mas elas serão ampliadas para 19 após os investimentos da Aena. A empresa conta com um projeto grandioso de diversas melhorias de curto, médio e longo prazo.
Entre as melhorias imediatas, a Aena conta com um projeto de ampliação da atual sala de embarque remota, aquisição de novos ônibus para o transporte de passageiros, ampliação da oferta comercial com abertura de novas Salas VIPs, novos restaurantes e ampliação e modernização dos banheiros. As obras estão em processo de licitação para execução em 2024.
Uma outra preocupação da concessionária está relacionada ao conforto térmico dos passageiros. A Aena irá implementar, ainda no primeiro semestre de 2024, um projeto de adequação do sistema de condicionamento, exaustão e renovação de ar do atual terminal, a fim de melhorar o conforto dos passageiros. Com essa finalidade, foi contratada uma empresa para elaboração do projeto de engenharia para o retrofit e adequação do sistema de refrigeração. A previsão é que as obras – que incluem fabricação, entrega e montagem dos equipamentos – ocorram entre março e junho deste ano.
Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo, em número de passageiros, pelo Conselho Internacional de Aeroportos. A companhia também é a maior do país, administrando 17 aeroportos, em nove estados brasileiros, sendo responsável por 20% da malha aérea nacional e pela gestão de Congonhas, o segundo maior em número de embarques e desembarques. Em 2022, seus 80 aeroportos e dois heliportos movimentaram 363,6 milhões de passageiros, sendo mais de 35 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os equipamentos de infraestrutura do Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2).














