Luiz Fara Monteiro Avião da Latam retorna a Florianópolis por falta de pressurização 

Avião da Latam retorna a Florianópolis por falta de pressurização 

Tripulação do A321 interrompeu a subida rumo a Guarulhos. Entenda a importância da pressurização a bordo.

Aeronave interrompeu a subida por falta de pressurização a bordo

Aeronave interrompeu a subida por falta de pressurização a bordo

Divulgação

Os passageiros que saíram de capital catarinense nesta quarta-feira (10) experimentaram um atraso de 6 horas e 15 minutos. 

O Airbus A321-200, registro PT-MXE da Latam, cumpria o voo LA-3511 de Florianópolis (SC) para Guarulhos (SP). De acordo com o AvHerald, a tripulação interrompeu a subida a cerca de 8000 pés devido a problemas com a pressão da cabine. 

O A321 precisou dar voltas (orbitar) durante alguns minutos para tentar gerenciar a pane de pressurização (veja no mapa do FR24 abaixo).  A órbita é realizada nesses casos para que o jato não se afaste do ponto de origem enquanto a tripulação tenta resolver a pane propriamente dita. Se não obtiver êxito, a aeronave retorna ao aeroporto de origem. 

A pressurização da cabine é essencial para a saúde de todos a bordo do avião, que alcança altitudes intensas.

Tecnicamente a pressurização é iniciada a partir do acionamento dos motores, mas com índice ainda baixo. A medida em que a aeronave ganha altitude, a pressurização da cabine se iguala à pressurização do ponto de partida. 

Depois de circular sobre a região, o LATAM retornou a Florianópolis para um pouso seguro cerca de 55 minutos após a decolagem.

A aeronave envolvida no incidente tem 12 anos de uso, tempo considerado curto para um jato desse modelo, que tem vída útil de mais de 30 anos. 

A companhia providenciou um avião substituto, modelo A320-200 sob o registro PR-MHR, que embarcou os passageiros para Guarulhos. 

A aeronave da ocorrência voltou ao serviço cerca de 12 horas após o pouso de volta em Florianópolis.

A321 orbitou no litoral catarinense antes de retornar a Florianópolis

A321 orbitou no litoral catarinense antes de retornar a Florianópolis

FR24

Últimas