Avião da ONU faz pouso de emergência após falha técnica
Aeronave que transportava 17 pessoas sofreu colapso no trem de pouso dianteiro e precisou retornar ao Aeroporto Internacional Mogadíscio, na Somália. Ninguém ficou ferido

Uma aeronave modelo De Havilland Dash 8 (DH8D) operada pela Organização das Nações Unidas que decolou de Mogadíscio, na Somália, sofreu uma pane no trem de pouso dianteiro e teve que retornar à origem, onde executou um pouso de emergência sem as rodas da frente ativadas, no Aeroporto Internacional Aden Abdulle, na capital da Somália.
O voo deveria pousar em Baidoa, a 245 km da capital. Com a falha técnica, o comandante declarou emergência e retornou para Mogadíscio, onde pousou com segurança mesmo com o trem de pouso dianteiro recolhido.
A ocorrência fez a Brigada de Incêndio acompanhar a operacão, levando os bombeiros a despejar na parte frontal do avião espuma retardante de incêndio, substância projetada para desacelerar a propagação do fogo.
A ocorrência foi registrada nesta terça-feira (1), no continente africano. A Agência de Aviação Civil Somali confirmou o incidente e declarou que todos os membros da tripulação foram evacuados com segurança da aeronave.
Como resultado do pouso de emergência, as operações do aeroporto foram temporariamente suspensas por várias horas para gerenciar a situação e garantir a segurança.
A causa do problema técnico está atualmente sob investigação.
A Agência de Aviação Civil Somali continua monitorando a situação de perto e garantiu ao público que os protocolos de segurança foram seguidos rigorosamente durante o incidente.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp