Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

Avião Solidário da LATAM transporta gratuitamente primatas ameaçadas de extinção

Animais mantidos ilegalmente em cativeiro foram resgatados em cidades do sul e norte da Bahia, e cuidados pelo CETAS INEMA local antes de seguirem para reprodução e conservação no INEA, no Rio de Janeiro 

Luiz Fara Monteiro|Do R7


Avião Solidário da LATAM transporta espécies ameaçadas de extinção
Avião Solidário da LATAM transporta espécies ameaçadas de extinção

Duas fêmeas primatas das espécies Sapajus robustus e Callicebus melanochir foram transportadas gratuitamente, nesta terça-feira (23), de Salvador para o Rio de Janeiro pelo programa Avião Solidário da LATAM, que há mais de 10 anos coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. O transporte foi realizado em um voo direto que partiu do aeroporto de Salvador às 12h25 (hora local) e pousou no Rio de Janeiro (aeroporto Santos Dumont) às 14h35. O objetivo da mudança de lar é a reprodução e conservação das espécies, que se encontram em perigo de extinção no Brasil.

A fêmea de Macaco-prego-de-crista foi resgatada em setembro de 2021 em Paulo Afonso, no interior da Bahia, onde havia sido mantida ilegalmente em cativeiro, enquanto a fêmea de Guigó foi encontrada em janeiro de 2022 em São José da Vitória, no sul da Bahia, com apenas 1 mês de vida, sem a mãe e com algumas lesões. Desde então, estiveram sob os cuidados do CETAS INEMA (Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) da Bahia. Na unidade, receberam todos os cuidados de adequação de cardápio, medicina preventiva e ressocialização ao grupo de animais do mesmo gênero. Após recomendações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros do ICMBio, os animais foram encaminhados ao Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) e voltado à pesquisa e preservação das espécies de primatas brasileiros segundo ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-coleira (PAN-PPMA). A instituição já conta com outros animais da mesma espécie e expertise para a sua reprodução e conservação.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL

Em 2023, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, resgatou 26 animais, transportou 14 toneladas de cargas em emergências, transportou 404 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami. Já em seus 10 anos de existência, beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.


Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais

O transporte gratuito de animais para a conservação ambiental é conduzido pela LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do grupo LATAM que utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado, com garantia de que as caixas sejam acomodadas em locais com circulação de ar, sempre visando a sua segurança, redução dos tempos de exposição ao terem prioridade no embarque e desembarque, e seguindo todas as recomendações da instituição responsável pela solicitação.


Sobre a LATAM

A LATAM e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos Estados Unidos e Caribe.


O Grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colombia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias cargueiras do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 17 aviões cargueiros, que aumentará gradativamente para um total de até 19 aviões cargueiros até 2024. Essas subsidiárias cargueiras contam com acesso às aeronaves de passageiros do grupo e operam na malha do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades de seus clientes.

Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário alcançou a marca de 20 ONGs parceiras no Brasil, incluindo importantes aliados como Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, Make a Wish, Ampara Animal.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.