Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

Beluga pousava no Brasil há um ano; saiba como foi a passagem do avião pelo país

Veja fotos e leia sobre algumas características da aeronave de carga da Airbus

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Beluga no Brasil: ritual de boas-vindas
Beluga no Brasil: ritual de boas-vindas Beluga no Brasil: ritual de boas-vindas

Este mês marca o aniversário de um ano do pouso do Airbus BelugaST "Super-Transporter" pela primeira vez na América Latina, como parte de uma missão de transporte de um helicóptero ACH160 para um operador brasileiro.

• Vindo de Dakar, no Senegal, em 24 de julho de 2022, o Airbus BelugaST pousou no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, e recebeu o tradicional "batismo" sob um arco de água produzido por carros de bombeiros.

• A sigla ST significa "Super Transporter". Com décadas de serviço confiável, o avião de grandes dimensões tem desempenhado um papel fundamental nas atividades de produção da Airbus, transportando componentes desde a década de 1990.

• Partindo de Fortaleza, onde permaneceu por quase um dia, para descanso da tripulação e reabastecimento, o Airbus Beluga seguiu viagem para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Publicidade
Sigla ST: Super Transporter
Sigla ST: Super Transporter Sigla ST: Super Transporter

• Em 25 de julho de 2022, o Airbus Beluga pousou em Campinas e passou por mais um batismo cerimonial, chamando a atenção de veículos de comunicação, entusiastas da aviação e curiosos.

• Utilizado principalmente para transportar peças de aeronaves Airbus entre as fábricas da empresa localizadas em diferentes países, o Beluga possui uma grande abertura acima do cockpit para o carregamento e descarregamento de carga. Essa "corcunda" é importante para uma manobra logística suave e eficiente. A porta principal de carga tem 16,78 metros de altura.

Publicidade

• A Airbus lançou em 2022 um novo serviço para oferecer transporte de carga de grandes dimensões para clientes em todo o mundo com o BelugaST. Essas aeronaves de carga, baseadas no design do A330-600, expandiram seu âmbito para além da transferência intra-Airbus para missões de voo em todo o mundo, transportando cargas de grandes dimensões.

Helicóptero H225, transportado pelo Beluga
Helicóptero H225, transportado pelo Beluga Helicóptero H225, transportado pelo Beluga

• Com o novo serviço, até cinco BelugaST voarão com cargas de grandes dimensões para clientes contratados comercialmente, servindo indústrias como fabricantes de motores, indústria aeroespacial, helicópteros e maquinaria, petróleo e gás e energia, veículos terrestres e outros equipamentos militares, fornecimentos humanitários, entre outros.

Publicidade

• O ACH160 tem um design inovador, proporcionando aos clientes o mais alto nível de inovação e integrando até 68 patentes diferentes para uma mudança radical do cliente.

Helicóptero ACH160
Helicóptero ACH160 Helicóptero ACH160

• O ACH160 foi desenvolvido utilizando três protótipos e duas plataformas de teste (o helicóptero dinâmico zero e o helicóptero de sistema zero) para garantir o mais alto nível de maturidade antes da entrada em serviço.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.