FAB lança os primeiros satélites do Projeto Lessonia - 1
Os dois satélites de sensoriamento remoto radar - Carcará I e Carcará II - serão lançados no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, às 15h25
Luiz Fara Monteiro|Do R7

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, nesta quarta-feira (25/05), às 15h25, o lançamento dos primeiros satélites do Projeto Lessonia – 1. Os dois satélites de sensoriamento remoto radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, serão lançados no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. A ação será acompanhada a partir do Centro de Operações Espaciais (COPE), em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da SpaceX no YouTube.
O projeto Lessonia consiste na aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa. De emprego dual, visam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENISPAM), bem como de agências governamentais.
O sistema de imageamento do Projeto Lessonia utiliza um Sensor Ativo de Detecção capaz de gerar imagens de altíssima resolução, que podem ser obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, independente das condições meteorológicas, pois o sinal emitido atravessa as nuvens. Dessa forma, é possível o monitoramento continuado de áreas de interesse do Brasil.
Buscando cumprir plenamente o programa estratégico de sistemas espaciais, no futuro, também está prevista a implantação de um conjunto de satélites, de fabricação nacional, para obtenção de imagens óticas. Ele complementará a capacidade do Ministério da Defesa de imagear o território nacional, atendendo, assim, a todas as demandas governamentais.
O evento acontece nesta hoje (24) à partir das 15h325. Clique aqui para acessar o link da transmissão ao vivo














