Luiz Fara Monteiro FAB reforça apoio às vítimas da enchente no sul da Bahia

FAB reforça apoio às vítimas da enchente no sul da Bahia

Aeronaves decolaram no fim de semana levando suprimentos para a região de Ilhéus

KC-390 Millennium: ajuda humanitária ao sul da Bahia

KC-390 Millennium: ajuda humanitária ao sul da Bahia

FAB

A FAB (Força Aérea Brasileira) integra a cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional, na ajuda humanitária em apoio aos municípios atingidos pelas chuvas no sul da Bahia.

No domingo (26), às 17h30, aproximadamente, duas aeronovaves H-36 Caracal dos Esquadrões Puma (3º/8º GAV) e Falcão (1º/8º GAV) decolaram, respectivamente, do Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN), com destino a Ilhéus (BA), aonde chegaram às 23h. Já na manhã desta segunda-feira (27) as aeronaves transportaram policiais militares e 118 galões de água para Itabuna (BA) e uma comitiva da Defesa Civil para localidade próxima de Ilhéus (BA).

Sob a coordenação do Comae (Comando de Operações Aeroespaciais), de Brasília, desde o início da situação de calamidade a FAB está engajada na operação, tendo transportado mais de 45 toneladas de donativos alimentícios (perecíveis e não perecíveis) para atender as populações mais atingidas pelas enchentes, com o emprego das aeronaves KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus (1º GTT) nos dias 16 e 17.

Ainda no dia 17 a FAB também realizou o transporte de uma carga de 23 toneladas de alimentos não perecíveis pelo modal terrestre, em uma carreta do CTLA (Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica). Além disso, um C-130 Hércules, operado pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), transportou no dia 12 aproximadamente 2,5 toneladas de medicamentos.

No dia 13 uma aeronave H-36 Caracal, operada pelo Esquadrão Falcão, decolou com uma comitiva do Poder Executivo para realizar um voo com o objetivo de avaliar a situação. Um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV) também foi engajado e prestou apoio à Defesa Civil do estado baiano.

O Comando da Aeronáutica mantém um esforço contínuo e permanente de seu efetivo e de suas aeronaves em atendimento às necessidades da população das áreas afetadas, neste momento de necessidade.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas