Funcionários da British Airways aprovam greve durante alta temporada
Sindicatos alegam que insatisfação se deve ao corte salarial de 10% imposto durante o pico da pandemia
Luiz Fara Monteiro|Do R7

Centenas de trabalhadores da British Airways no aeroporto de Heathrow votaram para entrar em greve por causa dos salários.
Os membros do sindicato Unite e GMB, que são principalmente funcionários do check-in, apoiaram a ação, informa reportagem da BBC.
Pelo menos 700 trabalhadores devem entrar em greve durante as férias de verão, quando a demanda de viajantes deve estar próxima dos níveis pré-pandemia.
Os sindicatos disseram que a ação se deveu ao corte salarial de 10% imposto durante o pico da pandemia não ter sido restabelecido.
Cerca de 500 membros do Unite registraram 94,7% de votos a favor da paralisação, enquanto 95% dos membros do GMB apoiaram o movimento.
As datas da greve serão confirmadas nos próximos dias.
A ação proposta refere-se a menos de 50% da equipe da British Airways baseada em Heathrow apenas em funções voltadas para o cliente.
Entende-se que, se as greves continuarem, a BA, que opera nos terminais três e cinco em Heathrow, tem planos para cobrir o pessoal, incluindo gerentes que potencialmente lidam com check-ins.
No entanto, ainda haveria transtornos para os passageiros, principalmente no terminal cinco, levando a cancelamentos, que seriam focados em rotas com vários voos diários.
O GMB alegou que, embora outros funcionários da British Airways tenham recebido um bônus de 10%, "o pessoal do check-in não teve nada".
A BA disse estar "extremamente decepcionada" com o resultado da votação.
"Apesar do ambiente extremamente desafiador e perdas de mais de £ 4 bilhões, fizemos uma oferta de pagamento de 10% que foi aceita pela maioria dos outros colegas", disse um comunicado.
A companhia aérea afirmou que está comprometida com negociações para "encontrar uma solução" com os sindicatos.
Nadine Houghton, oficial nacional do GMB, disse que a BA "tentou oferecer aos nossos membros migalhas da mesa na forma de um pagamento de bônus único de 10%, mas isso não corta a mostarda".
"Não é tarde demais para salvar as férias de verão - outros trabalhadores da BA tiveram seus cortes salariais revertidos, faça o mesmo para funcionários de terra e check-in e essa ação industrial pode ser cortada pela raiz", acrescentou.
O governo pediu que ambos os lados "se unam para encontrar um acordo", acrescentando que a ação de greve "só aumentaria o transtorno enfrentado pelos passageiros nos aeroportos".
Um porta-voz nº 10 disse que o governo espera que a BA "estabeleça medidas de contingência para garantir que o mínimo de interrupção seja causado e que, onde houver interrupção, os passageiros possam ser reembolsados".













