Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro

GRU Airport – uma década de histórias

Melhorias na infraestrutura desde o início da concessão há 12 anos têm foco na experiência do cliente e no aumento da eficiência da movimentação de cargas.

Luiz Fara Monteiro|Do R7

GRU Airport: 10 anos de histórias
GRU Airport: 10 anos de histórias

Desde o início da concessão, em 2012, a GRU Airport investe em novos serviços e projetos de expansão das áreas do maior aeroporto do país, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

As melhorias na infraestrutura têm foco na experiência do cliente e no aumento da eficiência da movimentação de cargas. Entre os principais investimentos já realizados, está a construção do Terminal 3, retrofit do Terminal 2, melhorias nos pátios e pistas, incremento de opções comerciais como novos restaurantes, cafés, lojas e novas salas VIP. Para o processamento de cargas, destaca-se a ampliação da estrutura de câmaras frias que são as maiores e mais modernas do Brasil.

Resumo das ações realizadas:

EDIFÍCIO-GARAGEM


Em maio de 2013, a GRU Airport inaugurou o edifício-garagem, que oferece mais de 2.300 vagas e conecta diretamente com o Terminal 3.

TERMINAL 3


Em maio de 2014, inaugurou o moderno Terminal 3, construído em tempo recorde: 1 ano e 9 meses de obra.

RETROFIT TERMINAL 2


Em 2017, a GRU Airport realizou a 1ª etapa da reforma do Terminal 2.

PEOPLE MOVER

Em fevereiro de 2022, iniciou o projeto People Mover, que por meio de sistema de transporte com veículos pequenos elétricos automatizados, conectará o Terminal da CPTM aos Terminais 1, 2 e 3. Com 2,6 km de extensão, a interligação contará com quatro estações que trarão comodidade, segurança e agilidade aos passageiros e frequentadores do maior aeroporto do Brasil.

NOVA REMOTA TERMINAL 2

A nova área de embarque remoto entregue em novembro de 2022, localizada na região Oeste do Terminal 2, abrange cerca de 2.500 m² e foi dimensionada com o objetivo de otimizar o fluxo de passageiros e ampliar as áreas disponíveis para embarque, aumentando o nível de serviço e o conforto dos usuários. Com isso, houve a adição de seis novos portões de embarque remoto.

EMBARQUE CENTRALIZADO TERMINAL 2

A GRU Airport está ampliando a área de embarque doméstico do Terminal 2 em cerca de 2.700 m². Prevista para ser finalizada no primeiro trimestre de 2023, a obra tem como objetivo expandir as áreas comerciais e de circulação, melhorando o fluxo de passageiros e, consequentemente, a experiência do usuário.

Também iniciou as obras para ampliação da área de acesso e inspeção de segurança (Raio-X) do terminal, que visa facilitar a circulação e o aumento da capacidade de processamento.

MELHORIAS OPERACIONAIS

Em outubro de 2013, a concessionária inaugurou o pátio 9, com capacidade para estacionamento de aeronaves categoria código E.

Em junho de 2015, aconteceu um importante passo para o avanço tecnológico e em eficiência operacional, o aeroporto recebeu a certificação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar com a tecnologia ILS (Instrument Landing System) – Sistema de Pousos por Instrumentos – Categoria III-A. Com essa certificação, é possível executar procedimentos de aproximação e pouso por instrumentos em baixas condições de visibilidade e teto.

GRU em números:

Área total do aeroporto (cerca operacional): 5.883.000 m2

Balcões de check-in: 320 e mais 48 balcões de recheck-in;

Terminal 1: 34

Terminal 2: 186

Terminal 3: 100

Portões de embarque: 95

Terminal 1: 11

Terminal 2​: oeste 29/ leste 23/ total 52

Terminal 3: 32​​​

Posições de estacionamento para aeronaves: 115 posições (considerando o mix de aeronaves possível, conforme a declaração de capacidade);

Pontes de embarque: 51

Além dos investimentos feitos diretamente pela Concessionária, também tem havido importantes realizações de parceiros. Entre elas, destacam-se pela sua magnitude os hangares de manutenção de aeronaves da LATAM e American Airlines, o Terminal de Aviação Executiva (GAT GRU) e as duas novas comissarias das empresas Gate Gourmet e Newrest.

Diante dessas realizações, o aeroporto se consolidou como um dos principais hubs da América Latina e segue investindo em novas rotas, serviços e projetos de expansão.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.