Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

ICEYE US recebe pedido de serviço de aquisição de dados de satélites comerciais da NASA

Contrato permite que a NASA adquira dados de radar de abertura sintética da ICEYE para avaliação por comunidades científicas e acadêmicas

Luiz Fara Monteiro|Do R7


ICEYE US: pedido de serviço do programa de aquisição de dados de pequenos satélites comerciais da NASA
ICEYE US: pedido de serviço do programa de aquisição de dados de pequenos satélites comerciais da NASA

A ICEYE US Inc., líder em monitoramento persistente da Terra com satélites de imagens de radar, recebeu sua primeira Ordem de Serviço sob um Contrato de Compra e Venda ("Blanket Purchase Agreement" - BPA) com a NASA anunciado no início deste ano. A Ordem de Tarefa permite que a NASA adquira dados de radar de abertura sintética (SAR) da ICEYE para avaliação por comunidades científicas e acadêmicas, a fim de determinar a adequação para o avanço dos objetivos de pesquisa de Ciências da Terra da NASA. O BPA é financiado pela Divisão de Ciências da Terra da Diretoria de Missão Científica.

Desde 2020, o Programa de Aquisição de Dados de Smallsat Comercial (CSDA) da NASA vem identificando, avaliando e adquirindo dados de fontes comerciais alinhadas aos objetivos da Divisão de Ciências da Terra da NASA.

"A NASA está animada para avaliar os dados do ICEYE no contexto de nossos portfólios de Pesquisa, Análise e Aplicações de Ciências da Terra", disse Will McCarty, cientista do programa CSDA da NASA. "Com o advento do SAR de fontes comerciais como a ICEYE, estamos interessados em saber como essas pequenas constelações de satélites podem complementar os conjuntos de dados e recursos existentes da NASA. Por fim, nosso objetivo é utilizar esses dados para oferecer novas perspectivas às prioridades científicas da Divisão de Ciências da Terra."

O acordo entre a ICEYE US e a NASA representa um marco significativo para o SAR comercial nos Estados Unidos. É o primeiro exemplo em que a NASA obtém acesso a dados de uma constelação de imagens de radar, incluindo um arquivo de dezenas de milhares de imagens da ICEYE. Esse acesso oferece o benefício distinto de apoiar a análise avançada de séries temporais da superfície da Terra - medições que não estavam disponíveis anteriormente para a comunidade da NASA. Os dados do ICEYE SAR estão sendo fornecidos com ampla autoridade de licenciamento para maximizar a utilidade colaborativa para a pesquisa. Os dados do ICEYE SAR se juntam a outros tipos de dados de satélite de sistemas comerciais de sensoriamento remoto que se mostraram essenciais e complementares aos recursos da NASA.

Publicidade

"Temos o privilégio de apoiar as metas de Ciências da Terra da NASA com nossas imagens de satélite de radar por meio desta primeira Ordem de Tarefa", disse Eric Jensen, CEO da ICEYE US. "Os sensores da ICEYE fornecem uma fonte persistente de informações para pesquisas importantes sobre geologia, topografia e mudanças climáticas, entre outros campos. O programa CSDA é um excelente exemplo da NASA alavancando investimentos do setor privado para benefício público, neste caso, aumentando a resiliência da sociedade ao aprofundar nossa compreensão da evolução da Terra", disse ele.

A ICEYE US opera satélites a partir de um Centro de Operações de Missões em Irvine, Califórnia. A empresa é proprietária e opera uma constelação de satélites SAR, cada um pesando cerca de 100 kg, que fornecem monitoramento persistente de locais em qualquer lugar da Terra em tempo quase real.

Publicidade

O SAR oferece uma vantagem distinta em relação às imagens eletro-ópticas (EO) tradicionais. Enquanto as imagens de EO requerem uma fonte de luz para iluminar os locais, como acontece com uma câmera, a SAR usa ondas eletromagnéticas para construir imagens. Isso significa que os satélites SAR podem detectar o que está acontecendo em terra ou no mar, dia ou noite, em qualquer clima, sem serem obscurecidos por nuvens, poeira ou fumaça.

SOBRE A ICEYE US

A ICEYE US constrói e opera espaçonaves SAR a partir de seu centro de fabricação e controle de missão em Irvine, Califórnia. A empresa fornece recursos inigualáveis de monitoramento persistente para qualquer local da Terra por meio do fornecimento de dados de sensoriamento remoto, da entrega de sistemas espaciais prontos para uso e da oferta de soluções analíticas avançadas. As imagens SAR permitem decisões objetivas e baseadas em dados para usuários finais em setores como ciências da Terra, resposta a catástrofes naturais e gerenciamento de recursos naturais. Os dados da ICEYE podem ser coletados de dia ou de noite, e até mesmo através da cobertura de nuvens.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.