Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro

LATAM fez mais testes de reconhecimento facial biométrico no Brasil

Companhia é responsável por 80% de todos os testes prévios realizados os aeroportos de Brasília, Salvador e Florianópolis. Quase 5 mil passageiros da LATAM já testaram tecnologia 

Luiz Fara Monteiro|Do R7

  • Google News
LATAM: maior quantidade de teste de reconhecimento facial biométrico
LATAM: maior quantidade de teste de reconhecimento facial biométrico LATAM - Divulgação

A LATAM é a empresa aérea que mais testou reconhecimento facial biométrico em embarques no Brasil. Ao todo, quase 5 mil passageiros da companhia já testaram a tecnologia que começa a ser implantada regularmente hoje (9/8) nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro). Na prática, a LATAM é responsável por 80% de todos os testes prévios realizados anteriormente nos aeroportos de Brasília, Salvador e Florianópolis desde outubro de 2020.

Como destaca o diretor de Aeroportos da LATAM Brasil, Derick Barboza, “a LATAM é a companhia que mais testou a biometria no Brasil para tornar as viagens aéreas cada vez mais simples e rápidas. Esse é o nosso foco. Por isso, já contamos com tecnologias como o check-in automático, o self bag drop e notificações personalizadas por WhatsApp. O embarque por biometria é mais uma novidade para facilitar a vida do cliente”.


O projeto inovador nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont, denominado “Embarque + Seguro”, foi viabilizado em parceria com o Ministério da Infraestrutura, o Serpro (empresa desenvolvedora da solução tecnológica) e a Infraero (operadora dos dois aeroportos), possibilitando aos passageiros o embarque de forma ágil, prática e segura, conforme o próprio nome sugere. Além disso, o serviço dispensa a apresentação de documento de identificação e cartão de embarque pelos passageiros. É importante destacar que o uso de todas essas informações está alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em que o processo de identificação atende às necessidades de segurança pública e defesa nacional.

LATAM É ÚNICA A USAR QR CODE PARA O CADASTRO BIOMÉTRICO


Outra vantagem da LATAM nos embarques biométricos em Congonhas ou no Santos Dumont é que a empresa é a única a utilizar pontos com leitura de QR Code em ambos aeroportos para o cliente efetivar o próprio cadastro e ativar sua biometria facial mais rapidamente, por meio de uma “selfie”. Tudo isso em poucos minutos e dispensando a necessidade de acessar aplicativos. Caso o passageiro encontre dificuldades ou tenha dúvidas sobre o processo, terá todo o suporte dos funcionários da companhia em ambos aeroportos.

COMO FUNCIONA O EMBARQUE POR BIOMETRIA


No aeroporto, a biometria facial será usada em duas etapas: primeiro, no acesso à sala de embarque; depois, no acesso à aeronave. Na entrada da sala de embarque, totens farão a leitura biométrica da face, consultando a base do governo e verificando o cadastro do passageiro e a existência do cartão de embarque válido. Aprovada a biometria, o passageiro fica autorizado a ingressar no local. A segunda etapa ocorrerá no portão de embarque, no momento de ingresso na aeronave.

Com a biometria, o tempo médio do embarque caiu de 8 segundos para 6 segundos por passageiro (tempo médio). Isso significa que, com a biometria, será possível processar mais embarques no mesmo tempo do processamento atual, correspondendo a um ganho de 25%. Os viajantes poderão optar entre o sistema e os procedimentos tradicionais de check-in e embarque, que continuam disponíveis.

Nesta terça-feira (9), autoridades do Governo Federal e representantes de todas as partes envolvidas no projeto “Embarque + Seguro”, assim como executivos da LATAM Brasil, estiveram em Congonhas durante vistoria para acompanhamento da implantação definitiva do sistema biométrico, que acontece simultaneamente no Aeroporto Santos Dumont.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.