Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

Pane na cafeteira obriga avião da Air Canada a retornar ao aeroporto  

Defeito no equipamento causou um forte estalo seguido de cheiro de queimado e fumaça durante subida da aeronave. Comandante declarou "PAN PAN", quando a ocorrência requer atenção ao voo 

Luiz Fara Monteiro|Do R7

A320 da Air Canada: susto com a cafeteira
A320 da Air Canada: susto com a cafeteira A320 da Air Canada: susto com a cafeteira

Os passageiros de um voo da Air Canada que decolaram de Winnipeg e pensaram em tomar um cafezinho a bordo experimentaram, na verdade, um mistura de tensão e atraso na viagem.

Assim que o Airbus A320-200 decolou rumo a Vancouver para cumprir o voo AC299, um comissário tentou ligar as cafeteiras na galley dianteira, localizada atrás da cabine de comando.

O dispositivo, porém, não foi acionado. Pouco tempo depois, ouviu-se um grande estalo, seguido de um forte cheiro de queimado. 

A pane nas cafeteiras gerou uma fumaça na cabine, o que assustou alguns passageiros. Por precaução, o comandante declarou "PAN PAN" e retornou ao aeroporto. PAN PAN é um código que significa que o voo apresenta uma situação de urgência, sem, no entanto, representar risco concreto de acidente. A declaração se difere do "MAYDAY", onde aí sim, a situação envolve a possibilidade de perigo.

Publicidade

O A320 da Air Canada interrompeu a subida no nível de voo FL230 e pousou na pista 36 de Winnipeg cerca de 35 minutos após a decolagem, de acordo com o Aviation Herald.

O incidente ocorreu no último dia 17 e o órgão de investigação canadense (TSB) relatou que a manutenção encontrou danos visíveis em uma das cafeteiras na cozinha (galley) dianteira. A cafeteira foi substituída.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.