Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Luiz Fara Monteiro
Publicidade

Pista do Aeroporto dos Amarais, de Campinas, passa a ter 1.650 metros

Novidade foi anunciada pela Rede VOA, concessionária do aeroporto, que estendeu em 400 metros de pista de pouso e decolagem, homologando a nova extensão para 1.650 metros

Luiz Fara Monteiro|Do R7


Aeroporto dos Amarais, Campinas: pista com 1.650 metros
Aeroporto dos Amarais, Campinas: pista com 1.650 metros

O Aeroporto dos Amarais, em Campinas, administrado pela Rede VOA, acaba de homologar a extensão da pista para 1.650 metros. Com isso, o aeroporto consegue, a partir de agora, receber aeronaves como o Bombardier BD-700 e Gulfstream G650. A ampliação da pista era uma antiga reivindicação dos cessionários do aeroporto e irá ampliar as opções dos passageiros que partem de Campinas. 

A Rede VOA assumiu a gestão do aeroporto em 2017. Desde então, investiu R$ 8 milhões que estavam no escopo do contrato de concessão junto à Artesp, além de R$ 1,5 milhão em melhorias não previstas no contrato. 

As obras realizadas incluem recuperação do pavimento de pista, pátios e acessos; infraestrutura de hangares; ampliação do terminal de passageiros; sinalização diurna e APAPI (instrumentação para operação de pouso na rampa de aproximação), implantação e EPTA- Categoria A, com estação meteorológica, sistema de câmeras de monitoramento, bombeiros e equipe brigadista, e promoção de licenciamento ambiental.

A pista do Aeroporto dos Amarais estava homologada para 1.200m, apesar de ter 1.650m. Para ser reconhecida, a Rede VOA teve de realizar obras para a eliminação de obstáculos na zona aeroportuária e limitações de faixa de segurança lateral, além das condições precárias de seu asfalto e sinalizações horizontais, dentre outros. Feito isso, uma nova documentação foi enviada aos órgãos competentes para a homologação.

Publicidade

Para o presidente da Rede VOA, Marcel Moure, a importância desta extensão de 400 metros na pista será sentida no dia a dia do aeroporto. “Novas empresas poderão vir a se estabelecer na zona aeroportuária, beneficiando-se destas melhorias, criando empregos e gerando negócios, além de aeronaves que nunca pousaram em Amarais começarem a ser deslocadas para cá, como rota alternativa. Em breve, queremos implantar os voos por instrumento via Viracopos”. 

A Rede VOA é concessionária de 16 aeroportos em todo o estado de São Paulo e visa integrar a aviação regional, com incremento em voos comerciais, executivos e criar negócios em seus sítios aeroportuários. A rede está presente nos aeroportos de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Bauru-Arealva, Marília, São Manoel, Avaré-Andu, Sorocaba, Campinas, Registro, Itanhaém, Jundiaí, Bragança Paulista, Ubatuba e Guaratinguetá.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.