Presidente do Cazaquistão irá condecorar ex-pugilista que arriscou a vida para salvar funcionária de aeroporto
Musa Abdraim, de 52 anos, trocou de lugar com a refém e desarmou o agressor que ameaçava vítima com uma faca e falava em explodir uma bomba

O presidente do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev ordenou que seu gabinete homenageie o ex-pugilista Musa Abdraim , de 52 anos, que arriscou a própria vida para desarmar um criminoso de 67 anos que havia feito um refém no Aeroporto de Almaty. A condecoração foi anunciada por Ruslan Zheldibay, porta-voz oficial do presidente Tokayev, informou o Kursiv Media.
“O presidente Kassym-Jomart Tokayev foi informado sobre a situação dos reféns no Aeroporto de Almaty. Ele elogiou a bravura e as habilidades do homem que desarmou o perpetrador com as próprias mãos”, escreveu Zheldibay.
Musa Abdraim foi ao aeroporto para se despedir de parentes quando ouviu uma gritaria e testemunhou a situação tensa.
O incidente teve início quando um homem de 67 anos foi interrogado no posto de controle de segurança, onde os policiais pediram que ele mostrasse seu cartão de identificação. O homem ficou agressivo, sacou a faca e tomou a moça como refém. A agente aeroportuária de 21 anos entrou em pânico enquanto o desconhecido ameaçava esfaqueá-la e detonar uma bomba.
Com a polícia e o pessoal de segurança observando o cenário, Abdraim se aproximou e puxou conversa com o agressor, tentando acamá-lo. Ele então fez uma proposta ousada ao se oferecer para substituir a jovem refém. Surpreendentemente, o agressor concordou com a troca e rapidamente puxou Abdraim pelo braço.
“Eu não estava com medo, mas eu me senti ansioso: e se ele matar aquela garota? Eu pensei, ‘E se fosse minha filha?’ Eu não tinha ideia de que me tornaria um herói. Era meu dever como homem”, afirmou o ex-pugilista, segundo reporta o Hindustan Times. Assista abaixo o momento em que o agressor troca a jovem pelo ex-boxeador e ele o domina:
Foi tudo muito rápido. Quando o perpetrador aceitou sua proposta, Musa Abdraim conseguiu desarmá-lo puxando a faca de sua mão e a jogou ao chão, na direção dos policiais que acompanhavam a ocorrência. Os agentes de segurança então se aproximaram e auxiliaram o ex-pugilista, que já tinha o agressor praticamente dominado. Ninguém ficou ferido e a polícia abriu um processo criminal contra o homem de 67 anos.
Pai de 5 filhos, Musa ainda falou sobre sua experiência no boxe, artes marciais, boxe tailandês e kickboxing, enfatizando que “foi há muito tempo”.
O agressor pode ser sentenciado a até 12 anos de prisão por sua conduta, de acordo com autoridades cazaques.