Logo R7.com
RecordPlus
Luiz Fara Monteiro
‌

Seis em cada 10 brasileiros consideram usar “carros voadores” em deslocamentos, aponta pesquisa inédita

Pesquisa realizada pela plataforma de negócios MundoGEO, organizadora da feira Expo eVTOL, com o Instituto Qualibest também mostra os critérios para usarem os eVTOLs

Luiz Fara Monteiro|Luiz Fara MonteiroOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

Os brasileiros estão dispostos a voar com os eVTOLs (sigla em inglês para Electric Vertical Take-Off and Landing, ou Veículo Elétrico de Decolagem e Aterrissagem Vertical, em tradução livre), popularmente conhecidos como “carros voadores”.

‌
eVTOL: "carro voador" Divulgação Eve Air Mobility

Isso é o que mostrou uma pesquisa inédita realizada pela MundoGEO, plataforma de negócios e conexões, e organizadora do evento Expo eVTOL, junto com o Instituto Qualibest. De acordo com o levantamento, cerca de 60% dos brasileiros considerariam viajar em eVTOLs. Os resultados se restringem à parcela da população que já andou de avião.

O estudo também destaca os fatores considerados essenciais para a adesão do novo meio de transporte. Para considerarem a viagem, os respondentes elencam como mais importante: “ser seguro para realizar viagens (42%)”; “ter viagens com custos acessíveis (39%)”; e “regulamentação/certificação da ANAC (34%)”.

‌

Ao serem perguntados o que os faria se sentir mais seguros, a “regulamentação/certificação da ANAC” – Agência Nacional de Aviação Civil – aparece no topo, mencionada por 53%, seguida por “fiscalização dos critérios de aeronavegabilidade (37%)”, “comprovação de que os pilotos são treinados para pilotar um carro voador (35%)” e “ter sistemas para evitar falhas (34%)”.

Segundo o estudo, os principais tipos de deslocamento em um carro voador seriam “entre cidades próximas (~100 km) (67%)”, “conexão de voo em outra cidade (45%)” e “viagens dentro da cidade (40%)”.

‌

“A pesquisa nos mostra que os brasileiros, em um contexto geral, estão prontos para abraçar esse modelo de transporte, desde que sua segurança seja comprovada. Essa também é a prioridade das empresas responsáveis pela produção de eVTOLs, então é possível notar que os interesses estão alinhados para a nova tecnologia”, diz Emerson Granemann, fundador e CEO da MundoGEO.

A pesquisa entrevistou 830 pessoas, para entender seu conhecimento e opiniões acerca do tema. Entre os interessados em aderir ao eVTOL, a maior parcela é formada por homens (54%) e por pessoas das classes AB (62%).

‌

No que tange as operações, apenas 8% dos entrevistados dizem que ainda há desafios no espaço aéreo urbano, enquanto 60% acreditam que ele esteja pronto para realização de viagens de eVTOL; parcela equivalente (61%), enxerga que seu uso irá melhorar a mobilidade urbana.

“À medida que a tecnologia e a regulamentação avançam, a mobilidade urbana passa a incorporar os eVTOLs, que deixam de ser apenas cenas de fantasia para se tornarem parte da realidade”, finaliza Granemann.

Sobre a MundoGEO

A MundoGEO é uma plataforma de disseminação de conhecimento, conexão de profissionais e geração de negócios nos setores de drones, geotecnologias, espaço, robótica móvel autônoma e Mobilidade Aérea Avançada, publicando conteúdos no portal MundoGEO, nas redes sociais e realizando eventos (online e presenciais), como as feiras anuais DroneShow Robotics, MundoGEO Connect, SpaceBR Show e Expo eVTOL. Mais informações em: www.mundogeo.com.

Sobre o Instituto QualiBest

Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, compartilha com o mercado com regularidade seus estudos proprietários. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Kellogg’s, Heineken, Assaí, Decathlon, Sanofi, Royal Canin, Unilever, Oswaldo Cruz, Vivara, Ogilvy, entre outros.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.