Entidades reforçam compromisso com a segurança alimentar após confirmação do 1º caso de gripe aviária
A granja fica em Montenegro, na região metropolitana, e governo alerta que doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) reforçaram compromisso com a segurança alimentar após confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil.
A granja fica em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre. O governo alerta que doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos.
As entidades destacaram, em nota, a total transparência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul, em relação à identificação, comunicação e contenção da situação, que é pontual.
A ABPA e a ASGAV estão dando apoio ao MAPA e à Seapi neste processo.
Todas as medidas necessárias para o controle da situação foram adotadas rapidamente, e o monitoramento da situação segue sob a supervisão dos órgãos governamentais.
As entidades também confiam na agilidade das ações que serão tomadas pelo Ministério e pela Secretaria em todos os níveis, de forma que qualquer impacto decorrente da situação seja resolvido no menor prazo possível.
Por fim, a ABPA e a ASGAV lembram que a situação atual — assim como qualquer outro caso de enfermidade em aves — não representa qualquer risco ao consumidor final.
As amostras da granja foram coletadas no dia 12 de maio na granja após uma suspeita e encaminhadas ao Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP), que confirmou hoje o diagnóstico de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1).
O Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) iniciou as ações previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, com o isolamento da área em Montenegro e a eliminação das aves restantes, para que fosse iniciado o protocolo de saneamento da granja.
Uma investigação complementar será realizada em um raio inicial de 10 km da área do foco, além de ser avaliado o vínculo com outras propriedades.
A mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que está fechado para visitação, também foi atendida, e a Seapi aguarda o resultado do sequenciamento.
O SVO-RS reforça que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou adquiridos em pontos de venda é seguro, uma vez que a doença não é transmitida por meio do consumo. A população pode se manter segura, sem qualquer restrição ao consumo desses produtos.
A Influenza Aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves silvestres e domésticas, podendo também acometer humanos, embora o risco seja baixo.
Entre os principais sintomas apresentados pelas aves estão: dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade.
A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul fornecerá mais detalhes em breve, durante uma entrevista coletiva em Porto Alegre.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














