Logo R7.com
RecordPlus

Aurora, Celeste e Tchuva: novas estrelas do Pantanal ganham nomes e o coração do Brasil

Votação nacional escolheu os nomes das três onças-pintadas flagradas em momento raro de interação familiar na maior RPPN do país

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • As novas onças-pintadas da RPPN Sesc Pantanal foram nomeadas Aurora, Celeste e Tchuva.
  • A votação para escolha dos nomes envolveu a participação do público em redes sociais.
  • A mãe onça recebeu o nome Aurora, simbolizando o amanhecer, enquanto as filhotes foram chamadas de Celeste e Tchuva.
  • As onças foram registradas em interações familiares por câmeras de monitoramento na reserva.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Aurora, Celeste e Tchuva foram os nomes escolhidos para as onças-pintadas Foto cedida: Sesc Pantanal

As três novas moradoras da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil – a RPPN Sesc Pantanal, localizada em Barão de Melgaço (MT) – já têm seus nomes definidos: Aurora, Celeste e Tchuva.

A votação realizada nas redes sociais do Sesc Pantanal e Sesc Brasil mobilizou pessoas de todo o Brasil e fortaleceu a conexão entre sociedade e conservação ambiental.


A onça-pintada mãe recebeu o nome Aurora, em referência à claridade que anuncia o início da manhã, horário em que os animais foram vistos.

Já as filhotes foram batizadas como Celeste, nome associado ao céu, à pureza e à serenidade, e Tchuva, expressão típica do linguajar poconeano para se referir à chuva.


“Cada nome escolhido carrega um pedaço da cultura pantaneira e do olhar da sociedade sobre esse território. Quando o público participa do batismo de uma onça-pintada, estamos valorizando não apenas o animal em si, mas todo o bioma que ele representa. É transformar a ciência em algo vivo, próximo e coletivo”, afirmou Cristina Cuiabália, bióloga e gerente-geral do Polo Socioambiental Sesc Pantanal.

A onça-pintada é um dos animais que mais encantam pessoas de todo o mundo. Maior felino das Américas, ela reina no topo da cadeia alimentar e avistá-la é o sonho de todo turista que vai ao Pantanal.


As três onças foram flagradas em interação familiar – com registros de amamentação e brincadeiras – por uma das 165 câmeras de monitoramento científico que integram a pesquisa de grandes felinos desenvolvida pelo Polo Socioambiental Sesc Pantanal.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.