Esterco de gado: fertilizante natural que fortalece a produtividade no campo
Compostos naturais como esterco bovino, de aves e ovinos enriquecem o solo, reduzem custos e promovem agricultura sustentável

Eu cresci ouvindo que para qualquer planta, árvore ou flor vingar e ficar bonita era necessário colocar esterco. Mas não era qualquer um. O melhor de todos é de gado.
O de cavalo ajuda. Mas o mais nutritivo para florescer é o de gado.
E, no último final de semana, a missão foi recolher esterco no campo para colocar no jardim.
Mas antes de explicar sobre os nutrientes naturais do esterco bovino, acompanhe no vídeo um pouco mais dessa aventura.
O esterco de gado é uma importante fonte de nutrientes naturais que tem ganhado cada vez mais destaque na agricultura sustentável.
Proveniente das fezes e urina dos bovinos, esse material orgânico é amplamente utilizado para melhorar a qualidade do solo e aumentar a produtividade das lavouras.
Os especialistas dizem que ele traz diversos benefícios para o solo, como a melhora da estrutura física, aumento da retenção de água e fornecimento de nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo e potássio.
Além disso, o uso do esterco estimula a atividade biológica do solo, promovendo o equilíbrio do ecossistema agrícola.
Para garantir os melhores resultados, o esterco deve passar por um processo de compostagem, que reduz a presença de patógenos e facilita a absorção dos nutrientes pelas plantas. A aplicação pode ser feita diretamente no solo, tanto antes do plantio quanto durante o desenvolvimento das culturas.
O uso do esterco como fertilizante natural reforça a importância da integração entre pecuária e agricultura, especialmente em propriedades que buscam reduzir custos e melhorar a saúde do solo de forma sustentável.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













