Mais biodiesel no diesel exige cuidados extras com máquinas agrícolas
Avanço do biocombustível ajuda o ambiente, mas demanda manutenção correta

O aumento para 15% do percentual de biodiesel adicionado ao diesel traz benefícios ambientais significativos — como a redução de até 80% nas emissões de CO₂ —, mas também exige atenção redobrada dos produtores rurais quanto à manutenção de caminhões, tratores e colheitadeiras movidos a diesel.
Especialistas alertam que motores — especialmente os mais antigos ou com sistemas de injeção mais sensíveis — podem sofrer entupimentos, corrosão e aumento no consumo de combustível quando expostos a teores mais elevados de biodiesel. Para evitar problemas, a recomendação é utilizar diesel de qualidade, aditivos específicos, realizar manutenção preventiva e armazenar corretamente o combustível.
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
“Esses cuidados ajudam a prolongar a vida útil dos motores e a garantir bom desempenho no campo, especialmente durante a safra”, explicou Jonas Carmo, gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Pós-vendas da AGCO América do Sul.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
