Logo R7.com
RecordPlus

Novo modelo de produção promete reduzir até 40% das emissões na batata para chips

Projeto piloto no Paraná abre caminho para agricultura regenerativa com menor pegada de carbono

Mundo Agro|Fabi GennariniOpens in new window

  • Google News
Práticas regenerativas avançam no cultivo de batata com apoio de insumos de menor emissão Foto cedida: Pepisco

Uma nova tecnologia de fertilizantes de menor intensidade de carbono começa a transformar o cultivo de batata para chips no Brasil.

Enquanto os fertilizantes tradicionais usam gás natural em sua fabricação, os produtos Yara Climate Choice empregam amônia de menor emissão — produzida por captura de carbono ou por fontes renováveis de energia e hidrogênio — alcançando uma redução de 60% a 90% nas emissões de gases de efeito estufa


“Com a aplicação dos produtos da Yara, vamos reduzir significativamente as emissões de GEE na etapa do cultivo desse ingrediente,” comentou Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil e Cone Sul Alimentos.

A iniciativa, inédita no país para essa cultura, é fruto de uma parceria entre a Yara e a PepsiCo que, além de reduzir as emissões de carbono, vai acelerar a adoção de práticas agrícolas regenerativas.


“Essa parceria representa um passo significativo em nossa agenda pep+. Acreditamos que a Agricultura Positiva será fundamental para atender à crescente demanda por alimentos, ao mesmo tempo em que protegemos os recursos naturais,” disse Paula Santilli, CEO da PepsiCo América Latina,

O piloto, que será realizado no Paraná, envolve seis agricultores e aproximadamente 100 hectares de cultivo. Além dos fertilizantes lower carbon, os produtores receberão suporte técnico, incentivo a práticas regenerativas e apoio financeiro para a transição.


“Esta parceria confirma a relevância da cooperação para descarbonizarmos a agricultura. Produzir alimentos de forma sustentável demanda um trabalho de coalizão entre produtores, empresas e indústria”, afirmou Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil.

O projeto também terá suas emissões monitoradas pela ferramenta Cool Farm Tool, que quantifica impactos como gases de efeito estufa, biodiversidade e uso de água de forma padronizada e baseada em metodologias internacionais.


Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.