Novo modelo de produção promete reduzir até 40% das emissões na batata para chips
Projeto piloto no Paraná abre caminho para agricultura regenerativa com menor pegada de carbono

Uma nova tecnologia de fertilizantes de menor intensidade de carbono começa a transformar o cultivo de batata para chips no Brasil.
Enquanto os fertilizantes tradicionais usam gás natural em sua fabricação, os produtos Yara Climate Choice empregam amônia de menor emissão — produzida por captura de carbono ou por fontes renováveis de energia e hidrogênio — alcançando uma redução de 60% a 90% nas emissões de gases de efeito estufa
“Com a aplicação dos produtos da Yara, vamos reduzir significativamente as emissões de GEE na etapa do cultivo desse ingrediente,” comentou Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil e Cone Sul Alimentos.
A iniciativa, inédita no país para essa cultura, é fruto de uma parceria entre a Yara e a PepsiCo que, além de reduzir as emissões de carbono, vai acelerar a adoção de práticas agrícolas regenerativas.
“Essa parceria representa um passo significativo em nossa agenda pep+. Acreditamos que a Agricultura Positiva será fundamental para atender à crescente demanda por alimentos, ao mesmo tempo em que protegemos os recursos naturais,” disse Paula Santilli, CEO da PepsiCo América Latina,
O piloto, que será realizado no Paraná, envolve seis agricultores e aproximadamente 100 hectares de cultivo. Além dos fertilizantes lower carbon, os produtores receberão suporte técnico, incentivo a práticas regenerativas e apoio financeiro para a transição.
“Esta parceria confirma a relevância da cooperação para descarbonizarmos a agricultura. Produzir alimentos de forma sustentável demanda um trabalho de coalizão entre produtores, empresas e indústria”, afirmou Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil.
O projeto também terá suas emissões monitoradas pela ferramenta Cool Farm Tool, que quantifica impactos como gases de efeito estufa, biodiversidade e uso de água de forma padronizada e baseada em metodologias internacionais.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














