Vinícola chilena usa cavalos evitar degradação do solo e produzir vinhos orgânicos
Com manejo regenerativo e rótulos emblemáticos como o Zippora 2019, a vinícola chilena reforça seu compromisso com qualidade e sustentabilidade

Certificada como sustentável, orgânica e vegana, a Odfjell adota práticas como o uso de cavalos para manejo dos vinhedos, colmeias próprias e ilhas ecológicas, sem pesticidas ou herbicidas sintéticos.
A vinícola está localizada nos Vales do Maipo e do Maule, onde os cavalos Norwegian Fjord — únicos existentes no Chile — circulam livremente, substituindo máquinas pesadas nos vinhedos, reduzindo a compactação do solo e promovendo sua regeneração natural.

Um dos destaques da marca é o Zippora 2019, blend do vinhedo Tres Esquinas, com vinhas centenárias resgatadas pela vinícola. Os rótulos Odfjell são trazidos ao Brasil pela The House of Wines, reforçando o compromisso da marca com sustentabilidade, história e qualidade.
O Mundo Agro participou de um encontro especial promovido pela vinícola em São Paulo e conversou com a enóloga-chefe Fran Palacios.

Mundo Agro: Como é trabalhar com uma vinícola que tem preocupação com produção sustentável?
Fran Palacios: Para mim, é um orgulho. A diferença não é apenas no sabor, mas em trabalhar com uma vinícola que tem essa filosofia. Desde que comecei, aprendi e incorporei o trabalho orgânico e sustentável à minha forma de ver o setor. Hoje, não me vejo trabalhando em uma vinícola convencional.
Mundo Agro: Quando você começou na Odfjell?
Fran Palacios: Comecei em 2016, aos 25 anos. Foi minha primeira experiência de trabalho estável no setor. Atuar numa vinícola sustentável me proporcionou aprendizado incrível do início até o final do processo.
Mundo Agro: Quais desafios você identifica hoje no setor?
Fran Palacios: Um dos maiores desafios é a mão de obra, especialmente perto de Santiago, onde não há tantos trabalhadores agrícolas disponíveis. Além disso, o clima é um fator crítico, com escassez de água e mudanças nas chuvas. Isso exige planejar a longo prazo, escolher variedades mais resistentes e adaptar o trabalho às novas condições.
Mundo Agro: Como é a escolha dos vinhos que chegam ao Brasil?
Fran Palacios: Escolhemos os vinhos pensando no consumo atual. Por exemplo, os brancos estão crescendo no Brasil, então incluímos nossos dois brancos principais. Também destacamos nossas uvas emblemáticas, como Carignan e Cabernet Sauvignon, e vinhos novos como Elusiva e Cipolla, que são ícones do portfólio.
Mundo Agro: O que representa o vinho para você?
Fran Palacios: Em uma palavra: vida. O vinho é compartilhar momentos com pessoas, criar experiências que evoluem e se desenvolvem. Para mim, o vinho é muito mais que bebida; é um mundo de sensações e conexões.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
