Alessandro Vieira deve relatar CPI do Crime Organizado; governo quer presidência
Colegiado discutirá atuação de facções e milícias; governo tenta evitar disputas políticas internas

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) deve ser confirmado como relator da CPI criada para investigar a atuação do crime organizado e das milícias no país. Autor do requerimento de instalação, ele deve ter o nome oficializado na próxima semana, após reunião entre os líderes partidários.
A ala governista defende que os trabalhos da comissão não sejam marcados por disputas entre situação e oposição, mas articula, nos bastidores, para presidir o colegiado. Um dos nomes cotados para o cargo é o do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que tem carreira na área policial.
LEIA MAIS
Integrantes do governo federal avaliam que a CPI não terá um alvo específico de investigação, uma vez que parte dos líderes criminosos está presa. A expectativa, no entanto, é aproveitar o espaço para debater medidas de aprimoramento no combate ao crime e melhor integração entre forças de segurança.
A movimentação no Senado ocorre um dia após a operação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, realizada por Polícia Militar e Polícia Civil. A ação resultou na prisão de 81 pessoas e na morte de 119 suspeitos, além de quatro policiais. O Ministério Público contabiliza 132 mortes no total.
ro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
