Alunos da área rural conhecem menos sobre mudanças climáticas, mostra pesquisa
Quatro em cada 10 dizem não saber nada sobre o tema, enquanto na área urbana esse percentual é de 2 em cada 10
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Os alunos da área rural conhecem menos sobre mudanças climáticas do que os estudantes de áreas urbanas. Segundo dados de pesquisa realizada pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com o Equidade.info, quatro em cada dez alunos das áreas rurais dizem não saber nada sobre o tema. No caso das regiões urbanas, o percentual é de 2 em cada 10.
O levantamento também mostra que apenas 25% dos alunos conseguem explicar o que são mudanças climáticas.
Quando questionados sobre como cuidar do planeta, os estudantes reforçam ações individuais, e não coletivas ou de Estado, como reciclagem (27%) e mudança de comportamento (25%). Um percentual menor cita preservação florestal, justiça social e uso sustentável dos recursos naturais.
A pesquisa também revelou que mesmo sediando a COP30, nove em cada 10 alunos não sabem o que é a Conferência. Entre os gestores e docentes o desconhecimento do evento chega a 33%.
Apesar disso, comparado a pesquisa realizada no ano passado, o Brasil aumentou em 10% o reconhecimento de questões climáticas no currículo escolar e 7% na ocorrência de formações dos professores voltados ao tema. O que é atribuído a realização do evento da COP30 em Belém (PA).
O levantamento ouviu 3.127 alunos, 372 professores e 210 gestores de 198 escolas públicas e privadas em todas as regiões do país.
Leia mais
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp
