Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

As regras que o primeiro escalão do governo Lula deve cumprir durante as eleições

Comissão de Ética aprova orientações de conduta para os membros do Executivo Federal; veja as principais proibições

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Comiss\u00e3o de \u00c9tica aprovou regras para ministros e secret\u00e1rios durante as elei\u00e7\u00f5es de 2026.
  • Autoridades podem participar de eventos eleitorais, mas devem fazê-lo fora do expediente e sem mencionar seus cargos.
  • Proibições incluem fazer promessas de obras e liberar verbas públicas em favor de apoiadores.
  • Membros do Executivo devem manter agenda p\u00fablica e evitar compartilhar fake news ou discursos de ódio.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Normas vigoram durante todo o período de campanha eleitoral Roberto Jayme/Ascom TSE - Arquivo

A Comissão de Ética da Presidência aprovou regras para os membros do Executivo Federal nas eleições de 2026. As medidas valem para ministros e secretários-executivos, ocupantes de cargos de natureza especial e membros da administração indireta, como presidentes e diretores de agências reguladoras, autarquias e empresas públicas.

Inicialmente, o Conselho reforça que as autoridades podem participar de eventos eleitorais ou reuniões partidárias como cidadãos, mas isso deve ocorrer fora do horário de trabalho, usando transporte particular e sem mencionar o cargo que ocupa.


Leia mais

Nos eventos, a autoridade também não pode fazer promessas, mesmo que implícitas, que dependam do seu cargo, como realização de obras, liberação de recursos ou oferta de vagas de emprego.

Transparência e vedações

É proibido, por exemplo, solicitar aos assessores que divulguem postagens de campanha durante o expediente ou convocar reuniões em grupos institucionais. Também é vetado imprimir panfletos de campanha em impressoras institucionais ou favorecer cidades de apoiadores na liberação de verba pública.


A Comissão alerta que críticas políticas gerais podem ser feitas, mas sem atacar a reputação das demais autoridades. Além disso, é proibido gerenciar finanças de campanha sem licença do cargo.

Outra exigência é que os membros do Executivo mantenham agenda pública com os nomes dos participantes, sendo vedadas reuniões informais e sem registro.


O manual ainda ressalta que a Comissão de Ética pode ser consultada para esclarecer dúvidas. O colegiado deve, por exemplo, ser comunicado formalmente em casos de propostas de cargos ou funções remuneradas em agremiações políticas, especialmente nos seis meses após o desligamento.

Fake news

Os conselheiros também orientam sobre fake news e definem que os membros do Executivo não devem compartilhar informações falsas, que promovam discurso de ódio, discriminação ou incitação à violência, assim como ataques pessoais, desqualificação moral ou afronta à dignidade.


A Comissão reforça, ainda, que manifestação pessoal é diferente de posicionamento institucional, especialmente quando houver referência explícita ou implícita ao cargo ocupado.

As postagens também não devem exibir logo, brasão ou símbolos públicos em comunicações não oficiais.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.